303
A Comissão da Mulher Advogada da OAB de Araraquara em parceria com Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres (FPDDM), Comissão de Estudos da Câmara Municipal presidida e representada pela vereadora Gabriela Palombo (PT), realizará no sábado, dia 9 de novembro, às 8 horas, na Universidade Paulista (Unip), o 1º Encontro de Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Mulher.
O evento contará com a presença de várias autoridades como a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; a professora Lucila Scavone, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); a deputada estadual Telma de Souza, autora da Resolução que instituiu no Estado de São Paulo a criação da Procuradoria Especial da Mulher, nomeada procuradora responsável que falará da importância da criação do órgão em Araraquara; e o deputado estadual Edinho Silva (PT).
Gabriela reforça a importância da participação da população no evento, realizado próximo ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Mulher, dia 25 de novembro. “Esse encontro vai proporcionar um balanço dos sete anos da Lei Maria da Penha e debater os próximos passos para a tão sonhada erradicação da violência doméstica”, afirma.
Outro tema que será debatido é a Procuradoria Especial da Mulher, órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que tem proposta de criação na Câmara Municipal de Araraquara. “A criação desta Procuradoria é de extrema importância, pois somará todos os órgãos que trabalham em defesa aos direitos das mulheres. A finalidade da Procuradoria Especial da Mulher, que funcionará como órgão da Câmara Municipal, é garantir a defesa dos direitos da mulher, receber, analisar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação, além de ampliar a participação feminina nos trabalhos do Legislativo araraquarense”, diz.
A Procuradoria da Mulher em Araraquara também terá como atribuição a fiscalização e o acompanhamento da execução de programas dos poderes executivos, voltados para a promoção da igualdade de gênero, além de promover campanhas educativas e antidiscriminatórias.
Serviço
8 horas: Início do evento e credenciamento 9h: Políticas Públicas para Mulheres no Brasil (expositora: ministra Eleonora Menicucci)
10 horas: Núcleo de Estudo de Gêneros de Araraquara (NEGAr) (expositora: Profª Lucila Scavone)
10h40: Coffee Break
11 horas: A Procuradoria de Mulheres no Estado de São Paulo (expositora: deputada estadual Telma de Souza)
12 horas: Mesa de debate multidisciplinar composta por agentes da área da Saúde, Assistência Social, Polícia Militar, Delegacia de Defesa da Mulher e Frente Parlamentar de Direitos e Defesa da Mulher de Araraquara.
13h30: Encerramento
Local: Universidade Paulista (Unip)
Avenida Alberto Benassi, nº 200, Parque das Laranjeiras, Araraquara
Para participar, é preciso se inscrever com antecedência através do telefone 3336-0703, na Casa dos Advogados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Uma rampa de acesso danificada, uma faixa de pedestres com pintura desgastada e a falta de vagas para motocicletas e vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) motivaram as...
Os usuários do Centro Municipal de Saúde (CMS) Cecap “Dr. Renato Guimarães Bastos” têm enfrentado dificuldades no acesso a consultas e acompanhamentos básicos, sendo que a ausência d...
A Câmara Municipal entregou o Diploma de Honra ao Mérito ao 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara em Sessão Solene realizada no Plenário do Legislativo na tarde de quarta-feira (2),...
A Prefeitura de Araraquara realiza, na sexta-feira (4), a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, um dos principais espaços de debate e participação popular sobre as políticas públicas do...
Em indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Michel Kary (PL) pede manutenção e melhorias nos banheiros da Praça Guido Michetti, localizada na Rua Franz Arnoldi, no Jardim Imperador. Segun...
Passando por obras de revitalização desde meados de 2023, com investimentos de mais de R$ 1 milhão, a praça da Igreja São Geraldo precisa de atenção em diversos pontos. Em três indicações encam...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.