1987
Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcionários e da Secretaria Municipal da Saúde, na sede da instituição, para tratar de uma pauta de reivindicações da categoria.
Os trabalhadores expressaram preocupação coletiva com pontos específicos e solicitaram a abertura de diálogo para formar uma comissão. O objetivo é buscar a resolução de demandas construídas com base em levantamento junto aos profissionais nos Centros Municipais de Saúde (CMSs), Postos de Saúde da Família (PSFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Atenção Especializada, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Fundação Municipal Irene Siqueira Alves “Vovó Mocinha” – Maternidade Gota de Leite (Fungota).
O primeiro ponto levantado foi a educação permanente, pois segundo os técnicos, existe uma capacitação desigual entre os membros da equipe multiprofissional, o que compromete a qualidade da assistência. Afirmaram que “médicos e enfermeiros têm acesso recorrente a processos formativos, enquanto técnicos de enfermagem recebem treinamentos esporádicos e muitas vezes fora do horário de trabalho”. Foram feitos vários apontamentos com relação ao tema capacitação.
Foi apresentado ao subsecretário da Atenção Básica, Vagner Prates, um relatório sobre dimensionamento das equipes, assédio, condições de trabalho e segurança, o que comprometeria o atendimento prestado à população. Exemplificando: 65,4% dos técnicos relatam atuar com equipe insuficiente e 70,7% se sentem sobrecarregados, além de outros números.
Problemas estruturais também foram apontados, como equipamentos obsoletos, ar-condicionado, falta de insumos e medicamentos, além de escalas.
Para o vereador Aluisio Boi (MDB), a reunião foi bastante produtiva nesse início de diálogo. “O Vagner e sua equipe foram muito atenciosos e ouviram as justas reivindicações da categoria. Com a diminuição das tensões, os técnicos poderão trabalhar com mais tranquilidade, se qualificar, e isso traz um retorno para a população na forma de um atendimento cada vez melhor e mais humanizado.”
O parlamentar parabenizou todos os que se sentaram à mesa para conversar, e frisou que “a Câmara Municipal está perto, reverberando os assuntos importantes, pois os vereadores Marcão da Saúde, Guilherme Bianco e Michel Kary também estiveram presentes e novamente se colocaram à disposição para aquilo que visa a melhorar a saúde na ponta, ou seja, para a população, em cada setor da cidade”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...
Em Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre as obras eleitas nos ciclos 2017–2019 e 2022–2023 do Orçamento Participativo (OP). O vereado...
Em documento enviado recentemente à Prefeitura de Araraquara, o vereador Cristiano da Silva (PL) indica a necessidade de retorno de linha de ônibus para a Vila Dignidade “Chafick Haddad”, localizad...
A Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Direito à Cidade” sugere que Araraquara faça a adesão ao programa de extensão univers...
Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...
O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.