274
Em reunião realizada no Plenarinho da Câmara Municipal na tarde de segunda-feira (11), os vereadores Thainara Faria (PT) e Roger Mendes (Progressistas) apresentaram ao Conselho LGBT da cidade as ações voltadas à causa que têm desenvolvido ao longo de seus mandatos na Casa de Leis.
A assessora de Políticas LGBT, Filipa Brunelli, relatou o impacto sofrido pela comunidade LGBT com as diversas mudanças na esfera federal e que busca entender o que tem sido feito pelos parlamentares do município. Falou também sobre a rotatividade e esvaziamento no Conselho, que deverá ser resolvido com as eleições de junho.
Thainara enfatizou que seu mandato defende mulheres, negros, LGBTs, deficientes, crianças e adolescentes. “Essas são minhas pautas prioritárias, mas busco atender toda cidade de Araraquara.” A vereadora apresentou as ações desenvolvidas nos seus dois anos de mandato, como o Dia Municipal de Mobilização pelos Direitos Humanos (Lei nº 8.883/2017), Exposição Cidadania LGBT, participação na Parada LGBT de Araraquara, articulação para aprovação do Plano Municipal de Políticas para a População LGBT, 18º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, participação na 22ª Parada LGBT de São Paulo, participação na II Semana de Sexualidade e Gênero “Luana Barbosa dos Reis”, 17º Ciclo de Debates – Mesa: Gênero e Preconceito, Mesa de Vivências da Câmara Municipal de Araraquara, 14º Prêmio Diversidade Arco-Íris, Curso de Capacitação para Árbitros e Staff, ações de conscientização coletiva, reunião com a diretoria da Parada LGBT de São Paulo, Dia do Orgulho LGBT em Araraquara, além do Requerimento nº 1.861/2018, solicitando à segurança pública municipal propostas para o combate à violência e à insegurança da comunidade LGBT que estuda, trabalha e reside nas regiões das moradias escolares e dos bairros Machados, Campus Ville e Vila Bela Vista. “São ações que desenvolvemos junto e para a comunidade LGBT”, pontuou.
Mendes lembrou que está envolvido com a causa desde 2006. “Entendo que o avanço não pode ser desprezado, mas foi pequeno. Foram feitas várias ações, porém o preconceito ainda fala mais alto. Percebemos que tudo relacionado à questão gera discussão. Travamos grande batalha para defender a pauta.” O vereador foi autor da lei que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o “Dia Municipal de Combate à LGBTFobia, a ser celebrado anualmente no dia 17 de maio, e representou o Legislativo no lançamento da cartilha “Construindo a Cidadania LGBTQIA+ em 200 anos de Araraquara”. “A cartilha foi extremamente positiva. São conquistas que possibilitam uma qualidade de vida melhor às pessoas”, entende Mendes.
Como completou Thainara, “também foi importante para o curso no qual capacitamos árbitros e staff para os jogos universitários”.
Filipa esclareceu que a cartilha ainda passará por atualização e sobre a importância de dar visibilidade à pauta. “Estamos à disposição, de acordo com as nossas limitações, mas podemos conversar com deputados, buscar emendas. Estamos cientes também que todos os recursos voltados à causa são sempre questionados”, finalizaram os vereadores.
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referência da Mulher “Heleieth Saffioti”, Amanda Vizoná, e o assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano, também participaram do encontro.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 8 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental e médio. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PAT. Para se...
O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.