451
Com o tema “Quem usa o cinto se amarra na vida” e a animação do grupo “Anjos do Trânsito”, aconteceu no Centro de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), a cerimônia de premiação do 17º Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans).
Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Mobilidade Urbana e da Secretaria Municipal da Educação, o objetivo do concurso é promover a segurança no trânsito como valor a ser incorporado pelos participantes, além de estimular e revelar talentos, incentivando a produção de material educativo e artístico, valorizando o trabalho das escolas, instituições, professores e alunos.
Nesta edição, foram apresentados 2.099 trabalhos, com a participação de 55 escolas e dois grupos da terceira idade, que disputaram em oito modalidades. Foram 1.003 pinturas e colagens, 744 cartazes, 193 poesias e redações, 21 músicas, três histórias em quadrinhos, 93 maquetes e 42 trabalhos de artes plásticas.
Após a avaliação de uma comissão, 73 alunos, dois idosos e 49 professores foram premiados com tablets, mini games, fones de ouvido, bicicletas e caixas de som.
O diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) e coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, destacou o trabalho realizado desde 2002 e agradeceu a todos os professores. “Sem eles não teríamos esses inúmeros trabalhos e o aparecimentos de tantos talentos.”
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Thainara Faria (PT) lembrou que o trânsito é o quinto fato que mais mata as pessoas no Brasil. “O motorista imprudente coloca a vida dele e dos outros em risco. O trabalho que está sendo feito aqui hoje é de prevenção e conscientização. Estamos plantando uma Araraquara para o futuro.”
O secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, entende que o concurso é referência para todos os municípios do Estado de São Paulo. “40 mil pessoas por ano perdem a vida em acidentes de trânsito. Em Araraquara, entre janeiro e agosto deste ano, 12 pessoas faleceram, em sua maioria motociclistas”, informou. “Ações e programas educativos são fundamentais. Esse concurso é extremamente importante e transforma as atitudes das pessoas”, completou.
Os trabalhos poderão ser conferidos no saguão da Biblioteca Municipal, onde permanecerão expostos até sexta-feira (27).
Também participaram da solenidade os vereadores Tenente Santana (presidente da Casa de Leis – MDB) e Jéferson Yashuda (PSDB), Sueli Arnoni, representando a dirigente da Diretoria Regional de Ensino, Vilma Abdalla, e Alexandre Martins, representando a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos.
Confira as fotos em https://photos.app.goo.gl/bQ7sQKeaCXHMAbug8
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal aprovou quatro projetos da Prefeitura (de cinco que estavam na pauta) na primeira Sessão Extraordinária do ano e da atual legislatura, na tarde desta quinta-feira (24), no Plenár...
O uso da cannabis medicinal foi o tema de uma Audiência Pública realizada na Câmara na noite de quarta-feira (23). O evento faz parte das atividades da terceira edição da “Semana Municipal em Defes...
Após receber denúncias da população sobre uma eventual suspensão da distribuição de cestas de hortifrúti, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou, no último dia 11, o Requerimento nº 642/2025 à Pre...
A criação da “Campanha Municipal Laço Branco – Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi aprovada em Sessão Ordinária na Câmara e será realizada em Araraquara na primeira...
O prazo para solicitar isenção ou redução de 50% na taxa de inscrição do vestibular da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) foi estendido até a próxima segunda-feira (28). O pedid...
No sábado (26), acontece o Dia “D” de vacinação contra a gripe em Araraquara. Das 8 às 13 horas, todos os postos de saúde estarão abertos, exceto a USF Indaiá, que está em reforma. O público-alvo i...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.