261
Sem tempo e dinheiro livre para voltar a frequentar uma academia particular, o ambulante Wilson Rafael de Oliveira, de 30 anos, acabou deixando a atividade física de lado. Prática essa que passará a integrar novamente a sua rotina, após a instalação da academia ao ar livre na praça do Cecap, uma das cinco adquiridas a pedido do vereador Edio Lopes (PT).
Os aparelhos ficaram oito meses ao relento aguardando instalação pela prefeitura na quadra do Clube Estrela. O conjunto de aparelhos instalado no Cecap já foi aprovado pelos moradores do bairro, que na noite de quarta-feira (27) chegaram a fazer fila para utilizar os aparelhos e mesmo na manhã chuvosa desta quinta havia de crianças à idosos utilizando os equipamentos.
“Isso é ótimo para todo mundo porque agora poderemos nos exercitar, o que faz bem para a saúde e elimina os quilinhos a mais”, garante o ambulante que mesmo durante a entrevista, continuou os exercícios nos aparelhos recém instalados. Lopes esteve acompanhando o início da atividade compartilhada até por moradores de outros bairros.
É o caso dos amigos José Rosevaldo Reinaldo, 46, e o aposentado João Nelson, 65. Eles são do Jardim Cruzeiro do Sul, mas souberam da novidade e foram experimentar durante uma volta de bicicleta. “É muito bom, tomara que apareçam mais academias e que a população conserve”, diz Nelson.
Para o parlamentar, a boa receptividade no início das atividades da academia ao ar livre mostra a importância do projeto nas praças. Outros quatro bairros estão contemplados: os Jardins Maria Luiza, Selmi Dei e Hortênsias, além da Vila Melhado onde já se encontra em fase de instalação.
“Percebemos que os moradores estão saindo de casa para iniciar uma atividade física independente da idade e com a vantagem de ter um ambiente arborizado e agradável”, enfatiza Lopes, que desde dezembro pleiteava a instalação das academias e já se mobiliza para trazer mais seis conjuntos para o município.
Juntos, os aparelhos custaram R$ 150 mil e foram adquiridos a pedido de Lopes com emenda do ex-deputado estadual e agora ministro da Comunicação Social, Edinho Silva (PT). As academias ao ar livre têm aparelhos para trabalhar a força muscular e a ativar as articulações por meio de exercício nas pernas, braços, ombros e demais membros do corpo.
Pesquisas indicam que nas regiões onde o uso é frequente o número de consultas médicas no bairro caiu quase 40% e o consumo de medicamentos das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuiu 35%. “Além dos benefícios para a saúde, as academias nos bairros criam uma nova perspectiva para essa população, que ganha uma opção para a prática esportiva nas praças e de interação entre a comunidade, o ganho social é imenso,” conclui o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura informou, em resposta ao Requerimento nº 891/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT), que prevê o investimento de R$ 3,7 milhões para iluminação em LED para o está...
Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcio...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Ce...
A Indicação nº 3368/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), solicita que Prefeitura realize melhorias na sinalização da Alameda Rogerio Pinto Ferraz, na Vila Harmonia, em f...
O tráfego da Rua Caetano Nigro, no bairro Vila Girassol, foi tema da Indicação nº 3332/2025. O documento, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), sugere que a Prefeit...
Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educ...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.