Notícias



Ações para acolhimento de pessoas em situação de rua são abordadas em reunião



260


Na quarta-feira (27), o presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vereador Gerson da Farmácia (MDB), se reuniu com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, a fim de entender quais ações estão em andamento para atender as pessoas em situação de rua do município.

Segundo a chefe da pasta, há um comitê, composto por integrantes de diversos setores como Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e Organizações Não Governamentais, que atua, de forma articulada com as políticas públicas municipais, para reinserção social dessas pessoas.

Jaqueline também afirmou que, atualmente, cerca de 93 pessoas estão em acolhimento e outras 65 estão sendo monitoradas pela Secretaria. “Para participar do Programa de Incentivo e Inclusão Social, o PIIS, que oferece bolsa auxílio de um salário mínimo, por exemplo, eles precisam frequentar cursos de capacitação e voltar para a educação formal; porém alguns não querem aderir ao programa e não podemos forçá-los.”

A Prefeitura conta com a Casa Transitória e com o Centro POP, que atendem especificamente as pessoas em situação de rua, oferecendo refeição e abrigo. “Hoje, a população mais jovem, que faz uso abusivo de substâncias químicas, é o nosso maior desafio, pois a maioria não aceita o acolhimento. A sociedade, no geral, também precisa se conscientizar que dar condições para que eles continuem na rua, dando dinheiro, por exemplo, dificulta ainda mais eles quererem sair dessa situação.”

A gerente da Proteção Social Especial, Ana Cássia Volpe, aproveitou para informar que algumas pessoas parecem estar em situação de rua, mas, na verdade, estão envolvidas com o tráfico de drogas e possuem moradia.

O vereador reconheceu a importância das ações desenvolvidas e convidou a secretária para ir até a Câmara Municipal e falar sobre esses serviços aos demais parlamentares. “Como presidente da Comissão, preciso criar essa integração e contribuir para a construção de soluções para esses problemas sociais”, afirmou Gerson da Farmácia.

A coordenadora executiva da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano, também participou da reunião.


Publicado em: 27 de novembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!