Notícias



Acordo de Cooperação de Intenção pode ser firmado entre Araraquara e Unicamp

Vereadora Thainara Faria (PT) articulou encontro entre representantes da universidade e Prefeitura

264


Com objetivo de explorar ações sobre economia criativa e iniciativas sociais, foi realizada, na segunda-feira (4), uma visita técnica a Araraquara por uma comitiva composta pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernando Coelho, e representantes da instituição. A ação foi resultado de uma agenda na qual a vice-presidenta da Casa de Leis, a vereadora Thainara Faria (PT), representando a instituição, pôde conhecer melhor a estrutura acadêmica e administrativa da Unicamp e expor o histórico de inovação de Araraquara no cooperativismo de plataforma.

“Como a Unicamp possui setores que desenvolvem aplicativos voltados para as questões sociais, uma parceria com o nosso município poderá fortalecer ainda mais o cooperativismo local. As pesquisas da universidade podem gerar conhecimento para otimizar o serviço das cooperativas, aumentando a eficiência e criando melhores condições de trabalho e geração de renda”, frisou a vereadora.

Na parte da manhã, a agenda contou com uma visita à Cooperativa Acácia, responsável pelo serviço de coleta seletiva no município, por meio de um contrato firmado com o Executivo. Coelho afirmou ter ficado “surpreso” com a estrutura do local. “É muito maior do que eu havia imaginado. O fato de vocês reciclarem isopor é muito peculiar, pois são poucas as entidades que realizam tal serviço. Existem projetos que utilizam esse material na construção civil, para erguer paredes, por exemplo”, frisou o pró-reitor, que também questionou como se deu a contratação da cooperativa pelo Executivo.

Sobre essa questão, a coordenadora Executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, ressaltou que há previsão legal para contratação de cooperativa de coleta seletiva sem licitação. “O contrato com a Acácia foi o primeiro do Brasil a ser realizado sem licitação.” A gestora também explicou que o projeto do governo é que as cooperativas sejam a “porta de saída dos programas sociais”, ou seja, uma forma de geração de renda para as pessoas não mais necessitarem dos auxílios assistenciais. “Por isso, a ideia é incluir, nos cursos oferecidos pela Prefeitura aos participantes dos programas, a formação para o cooperativismo.”

A presidenta da Acácia, Helena Francisco da Silva, destacou a importância da parceria. “Esse vínculo com a universidade é fundamental para nós aprendermos com vocês e também para ensinarmos o que sabemos, pois temos anos de experiência com o processo de reciclagem. A universidade mostra que o Brasil é capaz de produzir conhecimento.”

Para o almoço, a comitiva esteve no Restaurante Popular I, onde atua a Cooperativa Panelas Unidas, a qual serve em média 130 refeições, a R$ 5,90, de segunda a sexta-feira. Prestando o serviço desde março deste ano, o grupo conta com 15 cooperadas. “A qualidade da refeição é excelente, com um valor acessível, e o serviço prestado é muito benéfico à população”, argumentou Thainara.

Dando continuidade à agenda com a comitiva, a vereadora Thainara Faria (PT) mediou um encontro com a Prefeitura de Araraquara e com presidentes de algumas das cooperativas da cidade. O objetivo da reunião foi a apresentação dos trabalhos realizados pelo Executivo e o estabelecimento parcerias de curto, médio e longo prazo com a Unicamp.

Representantes das cooperativas Vitória (Ana Beatriz), Morada Express (Rômulo Alves), Coomappa (Kátia Anello) e Sol Nascente (Edgar Martins) expuseram as demandas e as dificuldades que o cooperativismo enfrenta na cidade.

“Ainda que o trabalho das cooperativas seja um investimento que traz retorno aos cofres públicos, a burocracia e a falta de recursos são impedimentos para o avanço do nosso trabalho”, argumentou Kátia.

A secretária de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte, a coordenadora Executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, a diretora geral da Escola de Governo, Celina Garrido, e o chefe de gabinete da Prefeitura de Araraquara, Alan Silva, detalharam todo o trabalho que vem sendo feito pelo Executivo com o intuito de reduzir o desemprego e valorizar o trabalho que prioriza a autogestão.

Para a parlamentar, a ideia é que Executivo e Legislativo sejam ponte para que os trabalhos de extensão na universidade cheguem até a população. O vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas), reforçou a importância da mediação e do trabalho em conjunto. “Nós temos que participar junto com os cooperados das licitações para dar o suporte legal. Além disso, é necessário que trabalhemos a ideia de que eles não são mais funcionários e sim patrões, podendo definir o valor de seus trabalhos”, frisou.

Para Coelho e para os professores Sávio Cavalcante, assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Susana Durão, coordenadora da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC), Silvia Santiago, titular da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), e a chefe adjunta do Gabinete do Reitor, Adriana Ferreira, o projeto é possível e tem urgências.

Durante o debate, elencaram possíveis propostas conjuntas de políticas públicas na área de tecnologia, com a criação de aplicativos ágeis para motoboys e motoristas; na área de energia voltaica, possibilitando economia tanto para as Cooperativas quanto para a população, no campo da economia, no qual alunos podem conhecer na prática como funciona a economia solidária e fortalecer os projetos já existentes, dentre outros. “Creio que esse é o primeiro passo para a criação de um Acordo de Cooperação de Intenção entre Araraquara e Unicamp. Podemos, a partir disso, criar uma lista de programas que casem os estudos acadêmicos com a vida prática. Vocês têm muito a nos ensinar e nós a contribuir com a sociedade”, finalizou o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp.


Publicado em: 05 de julho de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!