Notícias



Após denúncias de má execução, Município diz possuir equipe própria para tapa-buracos

Informações foram encaminhadas por secretaria em resposta ao vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

78


A pavimentação mal executada sofre com a ação do tempo, as mudanças de temperatura e os altos níveis de chuvas, gerando a necessidade de remendos, que, por vezes, recobrem as vias com camadas sucessivas de asfalto, suscitando desníveis e gastos.

Focado em melhorar a situação asfáltica, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou um requerimento, apontando denúncias de moradores de bairros como Lupo I, São Geraldo e Santana, onde serviços de recapeamento asfáltico foram feitos recentemente. De acordo com o parlamentar, é possível observar que “foram feitos remendos no asfalto, com aparência de provisórios e improvisados, em algumas vias que necessitariam de recapeamento asfáltico completo, visto que a vida útil do pavimento existente está esgotada há tempos”.

No documento, o parlamentar cita ainda, três Pregões Eletrônicos, um para contratação de serviços e dois para aquisição de materiais, todos relacionados à pavimentação asfáltica, que juntos somam mais de R$ 17 milhões.

Recentemente, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos respondeu, afirmando que os buracos que podem causar acidentes graves são tratados como prioridade dos serviços. “Muitas vias que necessitam de recapeamento serão englobadas por convênios.”

O setor informa ainda que a Prefeitura possui uma equipe própria para execução de serviços de tapa-buraco, que atua conforme disponibilidade de material, nível de perigo de acidentes, fluxo de trânsito e logística. A fiscalização da execução, porém, é feita pela própria Secretaria.

“Quando o serviço é feito em desacordo por uma equipe terceirizada, é feita a notificação para o seu refazimento. No caso de equipe própria, há o retorno da equipe para reparos”, explica o órgão sobre o que é feito em caso de falhas na manutenção.

Em relação ao material utilizado para a pavimentação, a Secretaria alega que a Prefeitura possui usina para produção do asfalto a frio, que é utilizado quando há condições de aplicação no local. “A emulsão asfáltica e o asfalto tipo CBUQ adquiridos pela Prefeitura são de uso exclusivo das equipes próprias.”

Para evitar desperdício de materiais, o setor aponta que a Prefeitura tem tentado viabilizar recursos financeiros aos governos federal e estadual para que seja feito o recapeamento nas vias do município, de maneira a evitar que sejam realizados serviços de tapa-buracos emergenciais.

Concluindo, a Secretaria inclui planilhas que informam sobre as vias que receberam emendas nos bairros Lupo I, São Geraldo e Vila Santana, sobre as vias da cidade que foram executadas através de emendas, e sobre detalhes dos serviços realizados nos últimos 12 meses ー incluindo horário, área em metros quadrados e número de buracos tapados. Também foram anexados contratos vigentes de aquisição de materiais e contratação de serviços ligados à pavimentação asfáltica.

Para o vereador, “a pavimentação das vias está deixando a desejar faz tempo em nossa cidade, mas esses remendos no asfalto que começaram a fazer agora é uma falta de respeito com o pagador de impostos, que, aliás, terá o IPTU reajustado em 8,73% no ano que vem. Além disso, a primeira pergunta do meu requerimento foi se os serviços executados recentemente nos bairros Lupo I, São Geraldo e Santana, nas fotos anexas ao documento, encontram-se dentro dos padrões corretos e não nos responderam, difícil acreditar que é porque estejam. É preciso mais respeito com o cidadão!”.


Publicado em: 09 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!