Notícias



Aprovada emenda que assegura implantação de práticas integrativas e complementares na saúde

Emenda parlamentar do vereador Jéferson Yashuda (PSDB) garante R$ 230 mil para implantação de Pics na rede municipal de Saúde

658


A Câmara Municipal de Araraquara aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (3) emenda parlamentar à Lei Orçamentária Anual (LOA 2020) do vereador Jéferson Yashuda (PSDB) que assegura dotação de R$ 230 mil para a implantação das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) na rede pública de saúde, com prioridade na Atenção Básica, dentro do Programa Saúde mais perto de você: ampliando acesso e qualidade na atenção primária à saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.

 

As Pics são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

 

Yashuda explica que recebeu a solicitação para apresentar a emenda do Conselho Municipal de Saúde. “O projeto da emenda foi proposto pelo Conselho Municipal de Saúde, presidido por Haroldo Campos. Também conversei e obtive o aval da secretária municipal da Saúde, Eliana Honain”, disse o vereador.

 

“Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares”, explica Yashuda. Além disso, segundo ele, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

 

A aprovação da emenda de Yashuda foi comemorada por membros do Conselho Municipal de Saúde que acompanharam a votação na Câmara. “Apesar de as Pics terem sido aprovadas no Plenário da Conferência Municipal de Saúde em 2017, não se criou o programa”, pontua o presidente do Conselho Municipal, Haroldo Campos. Ele lembra que o Conselho assumiu o protagonismo para a implantação das Pics, e o projeto recebeu o apoio do prefeito Edinho Silva (PT) na 3ª Mostra de Atenção Básica.

 

A doutora Érica Tsuha Sano Camargo, médica da USF Santa Lúcia I, assumiu a coordenação e gestão das Pics e, em conjunto, o Conselho Municipal e a Secretaria da Saúde iniciaram a elaboração do projeto. A dentista Juliana Palhares (Laranjeiras II) e a enfermeira Andreia Caires (Bueno e Monte Alegre), assumiram a coordenadoria adjunta. “Há uma lista de profissionais e de unidades de saúde e agora estamos organizando a implantação das Pics em reuniões dos conselhos gestores no Conselho Municipal de Saúde, para atender pacientes e também trabalhadores da saúde”, disse Érica.

 

As gestoras do projeto lembram que as Pics atuam prioritariamente na promoção de saúde e prevenção de doenças, com protagonismo dos indivíduos, integrando todas as dimensões da saúde: biológica, psicológica, emocional e espiritual.

 

Há também um movimento nas universidades para que as Pics se tornem matérias acadêmicas. O Conselho Municipal de Saúde integra o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), fortalecendo iniciativas dos alunos e das universidades, a exemplo do Programa de Educação para o Trabalho (PET-Saúde).

 

Em Araraquara, já são contempladas no projeto as práticas de Arteterapia, Aromoterapia, Acupuntura, Homeopatia, Meditação, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Massagem Ayureda, Hipnoterapia, Musicoterapia, Reflexologia e Yoga, além de parcerias para as práticas de Ozonioterapia e Fitoterapia.

 

Respaldado pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde aprovou, através das Portarias GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006, e nº 1.600, de 17 de julho de 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) no SUS.

 

Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)


Publicado em: 06 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 16/01

16 de janeiro de 2026

Música DJ Sueyla Morais, um dos nomes mais respeitados do DJing das noites campineiras e do interior paulista, assume o comando com uma noite 100% dedicada aos clássicos do R&B, Soul, Funk e os hi...



Agenda Esportiva – 16/01

16 de janeiro de 2026

Futebol Pela 3ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária enfrenta o Ituano no sábado (17), às 18 horas, no Estádio Municipal “Dr. Novelli Junior”, em Itu. O jogo terá transmissão a...



Nova CNH

16 de janeiro de 2026

Quem pretende tirar a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo a partir de janeiro passa a contar com um processo mais rápido e econômico. Com as mudanças adotadas após a publicação...



Inscrições Cuca (até 31/01)

16 de janeiro de 2026

O Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (Cuca), realizado em parceria entre o Instituto de Química da Unesp e a Prefeitura de Araraquara, está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para...



Portal Trampolim (até 18/01)

16 de janeiro de 2026

O Portal Trampolim prorrogou, até o próximo domingo (18), o prazo de inscrição para os cursos profissionalizantes gratuitos do programa Trampolim 60+, voltados a pessoas com 60 anos ou mais residen...



Indicação cobra adequação urgente do piso salarial de agentes da saúde

16 de janeiro de 2026

Uma Indicação protocolada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita à Prefeitura, com caráter de urgência, a adequação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!