2100
O árbitro de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) Júlio Cesar Ferreira Catarino recebeu a Medalha de Mérito Desportivo em Sessão Solene na noite de segunda-feira (11). A homenagem é de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, por indicação do vice-presidente, vereador Aluisio Boi (MDB).
Júlio Catarino tem dez anos de arbitragem, formou-se em cursos nacionais e internacionais e já trabalhou no maior evento de MMA do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC).
“Você está levando a energia, a torcida, o reconhecimento de toda a nossa cidade através dessa honraria. Quero que Deus te fortaleça, te ilumine e dê muita força”, disse Boi ao homenageado.
O parlamentar ainda parabenizou o árbitro por sua trajetória. “A população que está em casa acompanhou a história do Júlio e sua luta incessante pelo amor ao esporte, principalmente nas artes marciais. E chegar agora a representar nossa cidade, nosso estado e nosso país como árbitro de MMA. Já faz em nível nacional e está começando uma carreira internacional. Isso leva o nome de Araraquara e o exemplo de cidadania, porque o esporte traz isso. Liderança, companheirismo, saúde, alicerce para homens e mulheres serem referências”, afirmou Boi.
O professor de artes marciais Bruno Henrique Nunes Pereira, conhecido como Bruno Anel, parabenizou Júlio Catarino e destacou que o homenageado contribui com um projeto para crianças e adolescentes em Gavião Peixoto, o “Cidadão do Bem”. São 93 alunos atendidos — cerca de 30 estiveram na Sessão Solene.
“Eu me sinto orgulhoso da pessoa maravilhosa que você é. Eu me sinto orgulhoso de fazer parte da equipe Tomiyama. Espero que essa nova etapa da sua vida seja apenas o primeiro passo para uma jornada muito grande. Estou muito feliz por você”, afirmou Bruno Anel.
Bruno ainda falou sobre a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. “Para mim, o mais importante não é que as crianças vistam o quimono. É mostrar para elas que a luta, o jiu-jitsu, o judô, o kickboxing e outras artes marciais são um caminho para o caráter e para a dignidade”, complementou.
O homenageado recordou seu início nas artes marciais e, emocionado, comentou a dedicação aos estudos e as dificuldades superadas. “Eu arbitrei umas 300 lutas de graça. Eu ia para pegar experiência, porque chegava ao evento e ninguém me deixava arbitrar. Hoje estou um pouco mais conhecido e os atletas e as equipes me respeitam, mas, no início, foi muito difícil para mim”, revelou.
O árbitro deu um recado para que as crianças e adolescentes acreditem e lutem por seus sonhos. “Foram dois UFCs até agora. Já arbitrei todos os eventos internacionais que tem: UFC, LFA [Legacy Fighting Alliance], Brave [Combat Federation]. Também eventos nacionais. Tenho 62 eventos arbitrados. Sou o segundo árbitro do estado de São Paulo e o quinto do Brasil a arbitrar o UFC, o terceiro árbitro do Brasil a ter um diploma internacional. De onde eu saí, eu consegui chegar até o topo. Vocês podem ser o que quiserem, é só acreditar”, concluiu Júlio Catarino, que esteve na Sessão Solene acompanhado da esposa, Monique Marques, e de outros familiares e amigos.
O evento teve transmissão ao vivo da TV Câmara e pode ser assistido na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.
De Araraquara ao UFC
Araraquarense, Júlio Catarino é faixa marrom de jiu-jitsu na equipe Tomiyama, do Sensei Yassu Tomiyama, e faixa marrom de kickboxing na equipe Geração Fight, do mestre Nildão Soares.
Em 2013, pelo mestre Mario Yamasaki, formou-se no curso de árbitro de artes marciais mistas. Dois anos depois, em 2015, fez o curso de regras de MMA — um de seus professores foi John McCarthy, conhecido como Big John, um dos responsáveis por criar as regras da luta de MMA no mundo.
Também conquistou a certificação do Command em um curso internacional realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos. Esse é o curso mais difícil nessa área de artes marciais. Júlio é um dos únicos quatro árbitros brasileiros aprovados, sendo outros dois do estado do Rio de Janeiro e uma árbitra do Ceará.
Ele também é o único árbitro licenciado na Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), instituição que regula o esporte no país e na América Latina.
São dez anos de carreira na arbitragem, com experiência em eventos amadores e profissionais em Araraquara e região até chegar ao UFC. Júlio Catarino trabalhou no UFC São Paulo e no UFC Fight Night, realizado em Brasília (DF).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação encaminhada à Prefeitura, sugere a realização de serviços de zeladoria e manutenção geral nas praças da Vila Xavier. S...
Música “I” (Uma/One), show em comemoração aos 12 anos de carreira de Natania Borges. O espetáculo convida o público para um encontro dançante, aos ritmos do afrobeat e do pagode baiano, mas também...
Futebol masculino Nesta sexta-feira (31), às 21h35, a Ferroviária recebe o Criciúma-SC, na Fonte Luminosa, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com transmissão de RedeTV!, Desimped...
O Projeto Guri Araraquara está com inscrições abertas para cursos gratuitos de música voltados a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A iniciativa oferece vagas nas turmas de trombone, trompete...
A 14ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues está com inscrições abertas para produções audiovisuais em curta-metragem nos formatos ficção, animação, documentário e experimental. As obr...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece (44) vagas para diversas áreas: ajudante de eletricista (2), ajudante de obras (4), analista de marketing (1), assistente para vend...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.