Notícias



Assistente social Ana Maria Silva recebe Prêmio Heleieth Saffioti - Mulher Destaque 2023

Homenagem foi entregue em Sessão Solene da Câmara Municipal na noite da sexta-feira (14)

113


A assistente social Ana Maria Silva recebeu o Prêmio Heleieth Saffioti – Mulher Destaque 2023 em Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal, na noite da sexta-feira (14).

Instituída em 2011, a honraria é entregue para mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.

A indicação da homenageada é feita pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Araraquara dentre as sugestões apresentadas por vereadores, entidades, conselhos municipais, organizações e sociedade civil.

Formada em Serviço Social, Ana Maria Silva trabalhou por 18 anos na empresa Lupo como assistente social e, depois, chefe de benefícios. Em 2004, a homenageada ingressou no terceiro setor como assistente social da Casa Betânia, entidade de acolhimento onde ela permanece até a atualidade.

Ana Maria também integrou o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comcriar) por quatro anos e o Conselho Municipal da Assistência Social de Araraquara por dois anos, além de ter atuado como técnica social contratada pela Caixa Econômica Federal na construção da casa própria pelo sistema de mutirão no Parque das Hortências.

“A homenagem é para uma mulher que fez muito pela população de Araraquara. Assistente social é uma das profissões mais importantes que existem. Uma verdadeira lição de vida. Um compromisso de lutar pelos que mais precisam. Por isso, Ana Maria, você é uma pessoa que honra essa categoria”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT).

O vereador João Clemente (PSDB) enalteceu o histórico da homenageada. “Muito obrigado, Ana. Muitas outras pessoas estão atrás do nome da Ana Maria sendo lembradas na noite de hoje. Muitas outras que, por diversos motivos, também são destaques nas suas realidades”, disse Clemente. “Nosso papel é fazer com que nossas histórias não sejam apagadas e que outras histórias sejam contadas”, complementou o parlamentar.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Rita de Cássia Ferreira, destacou que a homenageada é uma “mulher que inspirou e inspira meninas, moças e mulheres”. “Entregar o Prêmio Heleieth Saffioti para a Ana Maria é honrar a história de Heleieth Saffioti. Ao ouvirmos o seu currículo, ele nos traz uma história de superação, firmeza, acolhimento e esperança para todas nós. Depois de tempos tão sombrios, é importante que todas as pessoas conheçam sua história de luta, enfrentamento, de acolhimento e de vida”, declarou.

Em sua fala, Ana Maria agradeceu a todos pela homenagem e disse que o trabalho na área social é gratificante e exige muita dedicação. “Estou honrada por receber o Prêmio Heleieth Saffioti. Sou grata a todas as pessoas que me apoiaram e estiveram do meu lado direta ou indiretamente nesses 38 anos de jornada como assistente social”, disse, emocionada.

Ainda estiveram presentes na Sessão Solene o vereador Alcindo Sabino (PT); a coordenadora municipal de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima; o presidente da Casa Betânia, José Mendes Petrucelli; a presidente da Cooperativa Acácia de Catadores de Materiais Recicláveis de Araraquara, Helena Francisco da Silva; além de familiares e amigos de Ana Maria Silva.


Publicado em: 17 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!