Notícias



Audiência Pública abre espaço para debate sobre atual conflito na Palestina

Evento realizado na Câmara apresentou informações que despertaram diversas reflexões e discussões envolvendo o tema

994


“Palestina: o primeiro genocídio televisionado” foi o tema da Audiência Pública realizada na Câmara na noite da quinta-feira (7), com a participação do professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCLAr) Milton Lahuerta e do presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah.

O evento, que lotou o Plenário da Casa de Leis e foi conduzido pela vereadora Filipa Brunelli (PT), contou com a presença da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do vereador Guilherme Bianco (PCdoB), além de representantes de partidos políticos, estudantes, militantes e representantes da comunidade Palestina.

O encontro se tornou uma grande aula aberta, na qual foi debatido o atual conflito na Palestina – que começou em outubro de 2023 e já havia matado mais de 30 mil pessoas até a primeira semana de março –, com a apresentação de dados que tinha por objetivo provocar o pensamento crítico do público que acompanhou as exposições presencialmente ou de maneira remota pelas redes sociais da Câmara.

Durante a abertura, Filipa destacou a importância de se organizar esse tipo de conversa para que a sociedade saiba o que de fato está acontecendo entre israelenses e palestinos e faça reflexões que permitam ir além do que tem sido dito pelo senso comum.

Rabah iniciou sua fala relembrando episódios históricos recentes, incluindo a Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnã e da Ucrânia, destacando que os números de mortes na Palestina podem ser um forte indicador de genocídio na região, considerando a duração total das guerras e as proporções territoriais alcançadas em cada uma delas.

Ele prosseguiu informando que mulheres e crianças têm sido as maiores vítimas em Gaza, representando 70% dos óbitos totais, levando-o a interpretar os dados como uma limpeza étnica “programada”, colocando também as gerações posteriores em risco, pois os sobreviventes continuarão sendo atingidos por outras formas de violência e desaparecerão aos poucos devido a fome, doenças e falta de infraestrutura básica.

Para Lahuerta, a situação em curso é muito mais do que uma tragédia histórica. “Essa questão vai além de Gaza, pois ela sinaliza o que serão os próximos anos e as próximas décadas no âmbito mundial. Estamos diante de algo que Gaza nos mostra o tamanho do que virá, pois isso não é algo específico de Israel, mas que vai muito além”, explicou.

O professor ainda alertou para o fortalecimento da chamada “teologia do domínio” em vários pontos ao redor do mundo, onde a religião estaria sendo usada para justificar atos bárbaros, o que poderia, futuramente, promover novas guerras contra quaisquer tipos de vivências democráticas.

Ao final das apresentações, foi aberto espaço para colocações e perguntas do público, que ouviu atentamente as considerações finais dos debatedores e dos vereadores que participaram da audiência. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser assistido a qualquer momento na íntegra pelos links do YouTube ou Facebook.


Publicado em: 08 de março de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Campanha ‘Luto Contra as Violências’ é tema de Audiência Pública na Câmara

21 de novembro de 2024

Lançada há três anos em Araraquara, a campanha “Luto Contra as Violências” é o tema da Audiência Pública que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (25), a partir das 18h30, co...



Santo Onofrezinho (21/11)

21 de novembro de 2024

A Corrida de Santo Onofrezinho para crianças e jovens, de 4 a 17 anos, será realizada no dia 7 de dezembro (sábado), com largada a partir das 8h30, na Pista de Atletismo Armando Garlippe, no São Ge...



Semana de Poesia (21/11)

21 de novembro de 2024

A Semana de Poesia José Roberto Telarolli contará com duas oficinas. A escritora Dani Raphael é a convidada da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart para ministrar as atividades gratuitas. Na s...



Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

21 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...



Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!