Notícias



Câmara aprova alteração em concessão de complexo esportivo

Projeto sobre magistério municipal e programa de educação teve discussão adiada

65


Quatro dos seis projetos relacionados para discussão nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Araraquara, foram aprovados pelos vereadores. Um deles teve a discussão e votação adiadas, por um pedido de vistas e outro foi retirado da pauta, para ajustes no texto da proposta.

Os vereadores autorizaram a Prefeitura a inserir no objeto do “Complexo Arena da Fonte Luminosa” os imóveis correspondentes aos Pavilhões do Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), incluindo o Centro Internacional de Convenção, juntamente com o Estádio Municipal “Arena da Fonte”; o Ginásio de Esportes “Gigantão”; e o Complexo Esportivo “Circuito de Rodas”, no Pinheirinho. A alteração ocorre na Lei nº 10.370, que tem como objetivo proceder à concessão da administração destes espaços para terceiros, por meio do Chamamento Público nº 01/2022. Segundo ofício de justificativa que acompanha o projeto, a concessão resultará em investimentos, em índices em muito superiores aos correspondentes da capacidade econômica da Administração Pública Municipal. Além disso, demandará a restauração e a modernização dos complexos mencionados, conferindo maior utilização sobre eles, ao final, impactando em acréscimos ao comércio local; além de resultar na disponibilização de infraestruturas esportivas qualificadas, a serem postas à disposição da sociedade araraquarense (Projeto de Lei nº 193/2022).

Dois dos projetos aprovados nesta sessão tratam de datas inseridas no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara. O Projeto de Lei nº 105/2022, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), faz a inclusão da Semana Municipal de Conscientização sobre Obesidade Infantil, a ser comemorada anualmente na semana que compreender o dia 11 de outubro. Já o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 113/2022, de autoria da vice-presidenta da Câmara, vereadora Thainara Faria (PT), inclui a Semana Municipal da Longevidade, a ser comemorada anualmente na semana que compreende o dia 1º de outubro.

O Projeto de Lei nº 191/2022 retifica vagas de emprego públicos previstos no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) para o enquadramento de todos os atuais empregados públicos. Altera a Lei nº 9.802, de 2019.

Foi retirado da pauta de discussões para ajustes no texto da proposta o Projeto de Lei nº 190/2022 que ratifica a abertura pelo Poder Executivo do crédito adicional extraordinário no valor de R$ 440,2 mil para despesas com a gestão de serviços de saúde e educação.

O Projeto de Lei nº 164/2022 teve a discussão e votação adiadas, por conta de um pedido de vistas, aprovado pelos vereadores. Ele propõe adequações nas terminologias da escolaridade exigida aos profissionais do quadro do magistério e amplia e organiza campo de atuação dos docentes, estabelecendo condições para implantação do Programa Educa Mais Araraquara nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo principal do programa é desenvolver atividades de reforço e recuperação das aprendizagens visando a sanar as defasagens causadas pelo impacto da pandemia da Covid-19. A alteração ocorre na Lei nº 9.801, de 2019. Saiba detalhes acessando os links neste texto.

A rotina de duas sessões continua na Câmara Municipal de Araraquara, por conta do travamento da pauta da sessão, em virtude da não apreciação dos Projetos de Decretos Legislativos nº 24/2022 e nº 25/2022, cujos adiamentos foram aprovados pelo Plenário. A Sessão Ordinária é realizada com a fala livre dos vereadores, no Pequeno Expediente, sendo encerrada quando chega o momento da Ordem do Dia. Enquanto isso, os projetos são discutidos e votados na sequência, sempre durante uma Sessão Extraordinária.


Publicado em: 09 de agosto de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!