675
Agosto é mês de celebrações em Araraquara. No dia 22, a cidade completa 206 anos e, no dia 24, a Câmara Municipal faz 190. Por isso, a TV Câmara preparou o especial “Faz Parte da Nossa História”, com quatro episódios, para mostrar um pouco mais do que compõe a cidade e passa pela Casa de Leis.
O primeiro vídeo da série estreia nesta terça-feira (15) apresentando um pouco da história do cinema na cidade, que viu a chegada dos primeiros filmes mudos e com legendas, o que permaneceu assim até 1927.
O Bijou Théâtre, primeiro cinema de Araraquara, era localizado em frente à praça da Câmara Municipal, na Rua São Bento (Rua 3).
Ao longo dos anos, o cinema se modernizou e, no mesmo local, também funcionaram o Cine Teatro Polytheama, o Cine São Bento, o Cine Odeon e o Cine Veneza, encerrando suas atividades em 2001.
No início do século 20, o cinema inaugurou um importante capítulo da vida urbana e social de Araraquara e, até o fim daquele século, a cidade manteve a tradição do cinema de rua. Além do Veneza, outros três cinemas funcionavam a todo vapor, um deles, o Cine Paratodos, de 1937, com sistema de som pioneiro na América Latina.
Uma lei aprovada pela Câmara passou a garantir sessões de cinema adaptadas para pessoas com síndromes, transtornos e hipersensibilidade sensorial, o Cinema Inclusivo. As luzes da sala ficam levemente acesas, o volume de som é reduzido, não são exibidos trailers nem publicidades comerciais e não é necessário ficar na fila para entrar na sala. Um passo para que o cinema em Araraquara seja realmente para todos.
O primeiro episódio poderá ser conferido no YouTube e no Facebook, além da TV Câmara, no canal 17 da NET/Claro.
Próximos episódios
Na quinta-feira (17), é a vez da Ferroviária, já que, recentemente, uma lei batizou a Arena da Fonte Luminosa com o nome do maior ídolo e artilheiro da Ferroviária: Bazzani. Olivério Bazzani Filho fez 244 gols com a camisa grená entre os anos de 1954 e 1976.
Duas vezes maior que o aumento populacional nos últimos anos, o crescimento da frota de veículos e a segurança no trânsito serão destaque a partir do dia 22 de agosto. De acordo com o último Censo do IBGE, entre 2010 e 2022, a cidade ganhou 69 mil veículos e 33 mil moradores. Registros do historiador Rodolpho Telarolli apontam que os primeiros automóveis surgiram em Araraquara no início do século 20.
Já no dia 24 de agosto, o meio ambiente ganha espaço. Você sabia que, segundo um levantamento da USP, existem 170 mil árvores só nas calçadas araraquarenses, uma média de uma árvore a cada 24 metros?
Todas essas histórias poderão ser conhecidas neste especial, com exibição na TV Câmara (canal 17 da NET/Claro), Facebook e YouTube. Acompanhe!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Três indicações protocoladas pelo vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pedem o atendimento de demandas para as duas unidades que integram a Rede de Atenção Psicossocial em Araraquara: o Centro de Aten...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quarta-feira (20), a disponibilidade de 27 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante na fabricação de...
Os recursos hídricos de Araraquara são tema de Requerimento apresentado pela vereadora Fabi Virgílio (PT). No texto, direcionado à Prefeitura, a parlamentar questiona se existe documentação atualiz...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o processo licitatório de aquisição e distribuição de cestas básicas em Araraquara. No document...
Sete meses é o tempo médio estimado para a tramitação completa dos processos de regularização de edificações, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. A informação foi obtida a par...
Em Requerimento enviado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a vereadora Maria Paula (PT) pede esclarecimentos sobre a população em situação de rua no município. “Con...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.