Notícias



Câmara debate atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica



361


Com objetivo de debater o tema “10 anos de Lei Maria da Penha e a rede de atendimento às mulheres em Araraquara”, a Câmara Municipal de Araraquara realizou audiência pública nesta quinta-feira (11).

Organizado pela bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara e mandato da deputada estadual Márcia Lia, o evento contou com a presença de convidados com trabalhos ligados ao suporte às vítimas, que discutiram os dados da violência doméstica observados no Brasil desde a implantação da Lei nº 11.340/2006 - Lei Maria da Penha - e mostraram as mudanças ocorridas nos últimos dez anos.

Além da deputada estadual Márcia Lia, a mesa foi composta pela vereadora Gabriela Palombo, pela deputada federal Ana Perugini, pelos defensores públicos Marcel Benedetti Boer e Marcos Henrique Caetano do Nascimento, pela coordenadora do projeto “Promotores em Ação!”, desenvolvido pelo Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos, Raquel Auxiliadora, e também por Claudete Camargo Pereira Basaglia, do Núcleo da Unesp Araraquara, representando Regina Chediek, do Conselho de Direitos da Mulher de Araraquara.

A Audiência Pública ainda colocou em discussão a medida protetiva, explicando o que é e como funciona esse pilar essencial para a execução da lei, mas tão questionado por alguns setores e especialistas por nem sempre impedir a aproximação do agressor e evitar situações trágicas e extremas.

Para a deputada estadual Márcia Lia, o debate foi bem produtivo e de fundamental importância. “Estamos comemorando 10 anos da implantação da Lei Maria da Penha, uma lei que melhorou muito as condições das mulheres no país. É extremamente importante continuar lutando na defesa dos avanços dessa lei para que as mulheres possam sair do ciclo de violência e fortalecer as suas relações sociais”.

Márcia entende que há ainda um caminho infinito para avançar. “As redes de atendimento devem funcionar com efetividade e devemos fortalecer todas as políticas voltadas às mulheres. A Lei Maria da Penha é fundamental para todos nós”, afirmou durante a audiência. “A lei movimenta a cultura”, completou a deputada federal Ana Perugini.

 

Números

Em Araraquara, a Polícia Civil registra pelo menos um pedido de medida protetiva todos os dias. Hoje, os casos de violência doméstica e familiar são 40% dos registros nas Varas Criminais e da Família do município.

Entre os meses de janeiro e junho de 2015, foram 205 solicitações de medida protetiva, a maioria referente a casos de ameaça e lesão corporal dolosa, em que os agressores eram ex-namorados ou ex-maridos inconformados com o fim do relacionamento.

No primeiro semestre de 2014, a cidade registrou 24 casos de estupros. O número subiu para 31 em 2015 e caiu para 19 em 2016. Em 2014, durante todo o ano, foram registrados 57 estupros na cidade. Em 2015, 55.


Publicado em: 11 de agosto de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede manutenção da iluminação interna do Terminal Central de Integração

06 de novembro de 2025

Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários do transporte público, o vereador Marcelinho (Progressistas) apresentou a Indicação nº 5008/2025, solicitando à Prefeitu...



Secretário explica readequações na Educação e nega fechamento de escolas em Araraquara

05 de novembro de 2025

O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...



Telhado do Ginásio de Ginástica Artística precisa de manutenção, aponta documento

05 de novembro de 2025

A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...



Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova LOA 2026 em segundo turno

05 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...



Insulinas e lancetas foram distribuídas a 4200 pacientes no primeiro semestre, afirma Saúde

05 de novembro de 2025

No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...



Documento pede informações sobre frota de ônibus do transporte coletivo de Araraquara

05 de novembro de 2025

Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!