1906
Um evento organizado pela Câmara Municipal e pela Prefeitura de Araraquara debateu a reforma tributária e recebeu a ministra do Planejamento e Orçamento do Governo Federal, Simone Tebet, no Centro Internacional de Convenção, na tarde de quinta-feira (13).
Nas saudações iniciais do debate, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), ressaltou que a reforma tributária é um tema muito importante para o país, redistribuindo recursos para fortalecer setores como a Saúde. “Devemos taxar o tabagismo e destinar para a Saúde. E também taxar as grandes fortunas e heranças”, opinou Landim.
O vice-presidente do Legislativo, Aluisio Boi (MDB), agradeceu a presença de Simone Tebet. “O exemplo da vinda da ministra reforça o empoderamento das mulheres. Capacidade, coesão, equilíbrio, ética, trabalho, respeito: é isso que a Simone Tebet representa”, destacou.
O prefeito Edinho Silva (PT) enalteceu o trabalho da ministra na construção das diretrizes da política econômica nacional. “A reforma tributária é muito importante para o Brasil, como outras reformas. A ministra, na minha avaliação, é uma das maiores lideranças do Brasil”, declarou.
A deputada estadual Thainara Faria (PT) disse que Tebet é uma referência para as mulheres brasileiras e agradeceu pelo fato de a ministra vir de Brasília para trazer detalhes da reforma tributária. “Se nós podemos ter um país em que temos políticas como Simone Tebet, nós temos que agradecer, apoiar, acompanhar e ouvir o que ela tem a dizer”, afirmou.
Simone Tebet apresentou detalhes sobre a reforma tributária que está sendo discutida. A ministra afirmou que dois pilares são fundamentais para alavancar o crescimento da economia. Um deles é o arcabouço fiscal. “O Brasil gasta muito e gasta mal. Está na hora de o Brasil gastar bem o pouco dinheiro que tem. Isso significa o arcabouço fiscal: é dizer ‘nós temos responsabilidade fiscal’”, disse.
A outra medida apontada pela ministra é a reforma tributária. “Não vai haver crescimento duradouro no Brasil se não houver um arcabouço tributário eficiente. O sistema tributário, no Brasil, foi fazendo ‘puxadinhos’ e a casa vai cair”, salientou.
“O sistema tributário é injusto com os pobres. Nós tributamos no consumo. Quem mais compromete seu salário com supermercado, com sapato, com material escolar, é o mais pobre. Se tributa mais o consumo do que a renda, só isso já justifica a reforma”, complementou a ministra.
Tebet ainda destacou que a reforma tributária vai contribuir para fortalecer o setor produtivo e tem capacidade de dobrar o crescimento econômico do Brasil. A ministra tranquilizou os prefeitos presentes e informou que a reforma terá uma transição de 20 anos para os entes da federação (estados e municípios). Um fundo nacional compensará possíveis perdas de arrecadação dos municípios.
“Mais de 5 mil municípios ganham com a reforma e 500 municípios perderiam, em um primeiro momento. Depois de 20 anos, começa a cair o dinheiro do fundo e entra o do crescimento econômico”, declarou Tebet. Após sua explanação, a ministra respondeu perguntas do público.
Ainda estiveram presentes no evento os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Fabi Virgílio (PT), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), João Clemente (PSDB) e Luna Meyer (PDT); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas); outros secretários municipais; o deputado estadual Leo Oliveira (MDB); o prefeito de Santa Lúcia (SP), Luizinho Noli (PL), presidente do Consórcio de Municípios da Região Central (Concen); o prefeito de Jaguariúna (SP), Gustavo Reis (MDB), representando o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), autor da PEC 45/2019, que trata sobre a reforma tributária; prefeitos e vereadores de diversos municípios do estado de São Paulo; entre outras autoridades.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oficina Desde pequenos desenhos até as iniciais do seu nome, você pode expressar sua criatividade através da criação de um penduricalho têxtil utilizando tecidos e pontos de bordado! Este é o mome...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.