Notícias



Câmara promove Audiência Pública sobre feminicídio

Vereadora Fabi Virgílio (PT) propôs a discussão

1048


Um debate envolvendo o tema “Feminicídio – O que está por trás desse crime hediondo?” acontecerá durante Audiência Pública, na próxima quinta (25), às 18h30, no Plenário da Câmara.

A iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT), por meio Requerimento nº 392/2023, visa à sensibilização da população sobre a violência sofrida pelas mulheres que pode levar à morte violenta (feminicídio). A parlamentar lembra que a discussão é oportuna, uma vez que Lei Municipal nº 10.607/2022 estabelece a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Feminicídio “Karunã Ferreira Coimbra Manduca”, a ser realizada na terceira semana do mês de maio.

A audiência levará em conta também a necessidade de discutir com a sociedade ações de prevenção a esse crime hediondo, evitando a banalização da maior violação de direitos humanos contra as mulheres.

O documento elenca pontos relevantes, como o fato de o Brasil ocupar a quinta colocação dos países onde mais se mata mulheres no mundo e que, a cada 24 horas, uma mulher é morta no país pelo fato de ser mulher.

“Há que se considerar os 16 anos da Lei Maria da Penha, que figura como uma das três legislações de gênero mais avançadas do mundo, ficando atrás apenas de Espanha e Chile, segundo a ONU, porém pouco do que foi sancionado sobre os direitos humanos das mulheres e das violências sofridas por elas no ambiente doméstico foi colocado em prática”, pontua Fabi.

Ela cita no documento as dificuldades vivenciadas pelas mulheres vítimas de violência, como, por exemplo, a de registrar o crime contra o agressor, a carência de delegacias especializadas e abertas no período noturno e fins de semana, além do despreparo dos policiais que, muitas vezes, questionam a vítima repetidamente sobre a vontade de registrar o crime e ainda tentam demover a mulher de sua decisão.

O debate contará com a participação popular e cooperação dos poderes públicos nas esferas municipal e estadual, além de universidades, órgãos regulatórios e conselhos.

 

Assista e participe

A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da NET/Claro, pelo Facebook e pelo YouTube.

A população poderá participar presencialmente ou de forma virtual, registrando sua manifestação ou pergunta durante a transmissão da audiência pública no Facebook ou YouTube da Câmara Municipal. A mensagem deverá ser dentro do contexto em discussão e será encaminhada à presidência dos trabalhos, dando voz à manifestação popular.


Publicado em: 22 de maio de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

PAT (21/08)

21 de agosto de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quinta-feira (21), a disponibilidade de 26 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante para produzir po...



Pedidos de isenção (19/08)

21 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...



Oficinas Culturais - 19/08

21 de agosto de 2025

As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025 até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa...



Prefeitura afirma que segue trabalhando na revisão de planos de carreiras dos servidores

21 de agosto de 2025

A Prefeitura de Araraquara afirma que segue trabalhando na elaboração de novas versões dos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCVs) dos servidores municipais da administração direta e indi...



Documentos homenageiam ex-zagueiro Antonio Ersio Faccio, o Tonhão

21 de agosto de 2025

Homenagear e valorizar a história do ex-zagueiro Antonio Ersio Faccio, o Tonhão, são os objetivos do vereador Paulo Landim (PT) ao sugerir que o nome do ex-atleta seja atribuído a próprio público d...



Saúde afirma que não há déficit de pediatras no município

21 de agosto de 2025

No final de julho, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou um Requerimento à Prefeitura buscando informações sobre a quantidade de médicos pediatras atendendo atualmente na rede pública municip...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!