115
Uma Audiência Pública com o tema "Doenças Raras, rede de atendimento e tratamento", de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), acontecerá no Plenário da Câmara, na segunda-feira (24), às 18 horas. A proposição, de acordo com a parlamentar, tem o objetivo de sensibilizar a população, os órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde para os tipos de doenças raras existentes e todas as dificuldades que os seus portadores enfrentam para conseguir um tratamento ou cura.
Fabi justificou o debate, “considerando que o tratamento adequado é capaz de reduzir complicações e sintomas, impedir o agravamento e a evolução da doença, mas regra geral todo o processo causa sofrimento clínico e psicossocial ao paciente e sua família”.
“Constantemente são descobertas novas doenças raras e a detecção delas é um processo demorado e minucioso, pois as manifestações e sintomas das doenças podem ser lentos e demorar anos”, acrescentou a vereadora.
Transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da rede a cabo Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube, a audiência abre a “Segunda Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras - Valentina Vieira Fasanella”, instituída no calendário oficial por meio da Lei Municipal nº 11.204/2024.
Entenda
O Brasil conta atualmente com 15 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde. Por norma, as doenças raras são de origem genética, geralmente crônicas, progressivas e incapacitantes, não têm cura, podendo ser degenerativas e também levar à morte, manifestando-se logo nos primeiros anos de vida da criança
O Dia Mundial das Doenças Raras foi celebrado pela primeira vez em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis). A data é comemorada em 29 de fevereiro se for ano bissexto e 28 de fevereiro nos demais. Essa data é celebrada em 70 países do mundo e tem como objetivo sensibilizar a população, os órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde para os tipos de doenças raras existentes e todas as dificuldades que os seus portadores enfrentam.
Valentina Vieira Fasanella, que dá nome à Semana Municipal, tinha 05 anos de idade e faleceu no dia 19/12/2023, diagnosticada com aplasia medular severa. A doença rara que faz com que a medula não produza células sanguíneas suficientes para o corpo, causando baixo número de plaquetas e anemia grave. A cura da doença é por meio do transplante de medula óssea, o que não aconteceu a tempo por complicações clínicas.
“A mãe, Iara Fasanella, relatou que Valentina tocou pessoas do Brasil inteiro após seu falecimento. Conseguiram através de campanhas, levar conhecimento a respeito da importância da doação de medula óssea, sangue e plaquetas.” disse Fabi.
Programação completa
Dia 24/02 - 18 horas – “Audiência Pública – Doenças Raras, rede de atendimento e tratamento”
Local: Câmara Municipal de Araraquara
Participantes:
Iara Fasanella – Mãe da homenageada que deu o nome a semana, transformou seu luto em luta e hoje atua na conscientização e visibilidade de doenças raras auxiliando outras famílias através da página Valentina ainda VIVE.
Luiz Armando Garlippe – Fisioterapeuta pela USP, Mestre em Saúde Coletiva pela USP, Coordenador Executivo de Assistência Especializada.
Susana Schnarndorf Kaspersky (online) - Nascida em Porto alegre/RS, 57 anos , mãe de 3 filhos: kaillani, Kaipo e Maila, ex triatleta (1991 até 2004), ex atleta paralímpica de natação, atleta paralímpica de atletismo. Convive com a Atrofia de Múltiplos Sistemas (AMS) desde 2006.
Dia 25/02 – 14h15 – Abertura da Exposição Fotográfica: ‘O que é Doença Rara?”
Local: Saguão da Câmara Municipal de Araraquara até dia 07/03
Dia 26/02 – 19 horas – Palestra: “Direitos da Pessoa com Doenças Raras”
Local: OAB Araraquara
Participantes:
Pâmela Cordeiro Mota Mendes: Pós graduada em direito médico, Pós graduanda em direito do consumidor, Pós graduanda em compliance medico e jurídico.
Lana Caroline guerra Ferreira: Pós-graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Pós-graduanda em Direito Tributário e Membro da Comissão de Direito do Trabalho e da Comissão de Direito Médico, odontológico e da saúde da OAB Araraquara.
Aline Ouriques Freire Fernandes: Doutora em Função Social do Direito e Acesso à Justiça nas Constituições, Docente Titular na graduação em Direito e do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Uniara - Universidade de Araraquara; Pesquisadora pela FUNADESP; Advogada Gestora da JRF-STUDIO DA FACE, Cursando Odontologia 4º ano.
Renata Rodrigues De Rizzo: Advogada especialista em Direito Previdenciário, Membro da Comissão de Direito Médico e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Araraquara, Formada em Direito pela Uniara – 1997, Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Legale Educacional - 2019
Dia 27/02 – 16 horas – Café com prosa Rara – como é viver e conviver com a experiência de um Raro?
Local: CRM – Centro de Referência da Mulher
Mediação:
Daniela Carvalho: psicóloga da prefeitura, formada pela Puc – Campinas, atua na rede municipal desde 2007.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Após o requerimento de convocação do secretário Municipal da Educação, Fernando Diana, ter sido rejeitado em votação durante a 4ª Sessão Ordinária, um grupo de vereadores protocolou um pedido de in...
Após as fortes chuvas que atingiram Araraquara em fevereiro, na segunda-feira (17), o vereador Coronel Prado (Novo) enviou a Indicação nº 1014/2025 à Prefeitura, solicitando a realização de estudos...
Em duas indicações enviadas à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita a instalação de lixeiras e bebedouros em áreas de lazer, parques e lugares de grande circulação em Araraquara....
O abandono de um imóvel na Rua Ismael de Araújo, no Jardim das Estações, tem causado preocupação entre os moradores da região. O local, segundo informações, acumula lixo, favorece a proliferação de...
Motivado pela queda parcial do teto no Centro de Educação e Recreação (CER) “Dona Cotinha de Barros”, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) realizou, na segunda-feira (10), uma visita de fisca...
Anunciada pela Prefeitura em julho de 2024, a revitalização da Associação Atlética Ferroviária segue paralisada e se tornou tema do Requerimento nº 209/2025, de autoria do vereador Paulo Landim (PT...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.