Notícias



Câmara realiza Audiência Pública sobre doenças Raras, rede de atendimento e tratamento

Discussão acontecerá na segunda-feira (24), às 18 horas, e faz parte de Semana Municipal sobre o tema

115


Uma Audiência Pública com o tema "Doenças Raras, rede de atendimento e tratamento", de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), acontecerá no Plenário da Câmara, na segunda-feira (24), às 18 horas. A proposição, de acordo com a parlamentar, tem o objetivo de sensibilizar a população, os órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde para os tipos de doenças raras existentes e todas as dificuldades que os seus portadores enfrentam para conseguir um tratamento ou cura.

 

Fabi justificou o debate, “considerando que o tratamento adequado é capaz de reduzir complicações e sintomas, impedir o agravamento e a evolução da doença, mas regra geral todo o processo causa sofrimento clínico e psicossocial ao paciente e sua família”.

 

“Constantemente são descobertas novas doenças raras e a detecção delas é um processo demorado e minucioso, pois as manifestações e sintomas das doenças podem ser lentos e demorar anos”, acrescentou a vereadora.

 

Transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da rede a cabo Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube, a audiência abre a “Segunda Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras - Valentina Vieira Fasanella”, instituída no calendário oficial por meio da Lei Municipal nº 11.204/2024.

 

Entenda

O Brasil conta atualmente com 15 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde. Por norma, as doenças raras são de origem genética, geralmente crônicas, progressivas e incapacitantes, não têm cura, podendo ser degenerativas e também levar à morte, manifestando-se logo nos primeiros anos de vida da criança

 

O Dia Mundial das Doenças Raras foi celebrado pela primeira vez em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis). A data é comemorada em 29 de fevereiro se for ano bissexto e 28 de fevereiro nos demais. Essa data é celebrada em 70 países do mundo e tem como objetivo sensibilizar a população, os órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde para os tipos de doenças raras existentes e todas as dificuldades que os seus portadores enfrentam.

 

Valentina Vieira Fasanella, que dá nome à Semana Municipal, tinha 05 anos de idade e faleceu no dia 19/12/2023, diagnosticada com aplasia medular severa. A doença rara que faz com que a medula não produza células sanguíneas suficientes para o corpo, causando baixo número de plaquetas e anemia grave. A cura da doença é por meio do transplante de medula óssea, o que não aconteceu a tempo por complicações clínicas.

 

“A mãe, Iara Fasanella, relatou que Valentina tocou pessoas do Brasil inteiro após seu falecimento. Conseguiram através de campanhas, levar conhecimento a respeito da importância da doação de medula óssea, sangue e plaquetas.” disse Fabi.

 

Programação completa

Dia 24/02 - 18 horas – “Audiência Pública – Doenças Raras, rede de atendimento e tratamento”

Local: Câmara Municipal de Araraquara

Participantes:

Iara Fasanella – Mãe da homenageada que deu o nome a semana, transformou seu luto em luta e hoje atua na conscientização e visibilidade de doenças raras auxiliando outras famílias através da página Valentina ainda VIVE.

Luiz Armando Garlippe – Fisioterapeuta pela USP, Mestre em Saúde Coletiva pela USP, Coordenador Executivo de Assistência Especializada.

Susana Schnarndorf Kaspersky (online) - Nascida em Porto alegre/RS, 57 anos , mãe de 3 filhos: kaillani, Kaipo e Maila, ex triatleta (1991 até 2004), ex atleta paralímpica de natação, atleta paralímpica de atletismo. Convive com a Atrofia de Múltiplos Sistemas (AMS) desde 2006.

 

Dia 25/02 – 14h15 – Abertura da Exposição Fotográfica: ‘O que é Doença Rara?”

Local: Saguão da Câmara Municipal de Araraquara até dia 07/03

 

Dia 26/02 – 19 horas – Palestra: “Direitos da Pessoa com Doenças Raras”

Local: OAB Araraquara

Participantes:

Pâmela Cordeiro Mota Mendes: Pós graduada em direito médico, Pós graduanda em direito do consumidor, Pós graduanda em compliance medico e jurídico.

Lana Caroline guerra Ferreira: Pós-graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Pós-graduanda em Direito Tributário e Membro da Comissão de Direito do Trabalho e da Comissão de Direito Médico, odontológico e da saúde da OAB Araraquara.

Aline Ouriques Freire Fernandes: Doutora em Função Social do Direito e Acesso à Justiça nas Constituições, Docente Titular na graduação em Direito e do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Uniara - Universidade de Araraquara; Pesquisadora pela FUNADESP; Advogada  Gestora da JRF-STUDIO DA FACE, Cursando Odontologia  4º ano.

Renata Rodrigues De Rizzo: Advogada especialista em Direito Previdenciário, Membro da Comissão de Direito Médico e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Araraquara, Formada em Direito pela Uniara – 1997, Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Legale Educacional - 2019

 

Dia 27/02 – 16 horasCafé com prosa Rara – como é viver e conviver com a experiência de um Raro?

Local: CRM – Centro de Referência da Mulher

Mediação:

Daniela Carvalho: psicóloga da prefeitura, formada pela Puc – Campinas, atua na rede municipal desde 2007.


Publicado em: 19 de fevereiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara abre CEI para investigar mudanças na Educação em Araraquara

20 de fevereiro de 2025

Após o requerimento de convocação do secretário Municipal da Educação, Fernando Diana, ter sido rejeitado em votação durante a 4ª Sessão Ordinária, um grupo de vereadores protocolou um pedido de in...



Alagamentos na Avenida 36 colocam em risco a população

20 de fevereiro de 2025

Após as fortes chuvas que atingiram Araraquara em fevereiro, na segunda-feira (17), o vereador Coronel Prado (Novo) enviou a Indicação nº 1014/2025 à Prefeitura, solicitando a realização de estudos...



Documentos pedem lixeiras e bebedouros em áreas de lazer, parques e lugares de grande circulação

20 de fevereiro de 2025

Em duas indicações enviadas à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita a instalação de lixeiras e bebedouros em áreas de lazer, parques e lugares de grande circulação em Araraquara....



Imóvel abandonado gera transtornos no Jardim das Estações

20 de fevereiro de 2025

O abandono de um imóvel na Rua Ismael de Araújo, no Jardim das Estações, tem causado preocupação entre os moradores da região. O local, segundo informações, acumula lixo, favorece a proliferação de...



CER 'Dona Cotinha de Barros' precisa de reforma geral

19 de fevereiro de 2025

Motivado pela queda parcial do teto no Centro de Educação e Recreação (CER) “Dona Cotinha de Barros”, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) realizou, na segunda-feira (10), uma visita de fisca...



Associação Atlética Ferroviária: paralisação de obras é questionada em documento

19 de fevereiro de 2025

Anunciada pela Prefeitura em julho de 2024, a revitalização da Associação Atlética Ferroviária segue paralisada e se tornou tema do Requerimento nº 209/2025, de autoria do vereador Paulo Landim (PT...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!