Notícias



Cetesb esclarece sobre suposta emissão de gás tóxico por indústria de laticínios

Em documento, vereadora Fabi Virgílio (PT) pediu informações sobre a questão

968


Em março, a vereadora Fabi Virgílio (PT) endereçou um requerimento à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), solicitando laudo de suposta emissão de gás sulfídrico em indústria de laticínios de Araraquara.

O documento, que foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara do dia 7 de março, relatava a reclamação de moradores e comerciantes sobre um forte e insistente cheiro de “coisa podre” no ar na região da Vila Xavier, incluindo bairros como Vila Maria, Jardim Santa Júlia, Yolanda Ópice, Jardim Brasil, Jardim América, Jardim Floridiana, Vila Renata, Vila Vieira, Jardim Ana Adelaide e Parque Gramado.

“Eles acreditam que se trate de gás sulfídrico, o chamado gás do ovo podre, o qual pode estar sendo emitido pela empresa que assumiu a planta da Nestlé na Vila Maria em agosto de 2019, quando começaram as ocorrências de mau cheiro no ar. Os moradores explicam que, antes da mudança de administração, não havia mau cheio no ar; depois, ficou impossível deixar a casa aberta. Além disso, a população local alega mal-estar geral, ânsia, vômito, dor de cabeça e sangramento nasal devido à inalação do gás”, reforçou a parlamentar no requerimento.

Fabi também destacava que “o suposto gás é tóxico e pode, de fato, provocar essas reações, dentre outras mais graves, quando a exposição é maior. As indústrias de laticínios não têm obrigação de apresentar laudo de emissão de gás sulfídrico, e queremos saber da Cetesb o motivo disso, já que se trata de gás tóxico. Aproveitamos também para solicitar o laudo a fim de que, se confirmada a suspeita, sejam tomadas as devidas medidas para impedir a continuidade dessa ação danosa aos moradores e comerciantes do entorno da fábrica e ao bioma da região”.

 

Esclarecimentos

Em resposta, a Gerência da Agência Ambiental de Araraquara da Cetesb (CGA) informou que, em 29 de março, em decorrência das reclamações de emissão de substâncias odoríferas para a atmosfera, formuladas por moradores próximos à empresa Laticínios Bela Vista Ltda. (antiga Nestlé), localizada na Rua Bahia, número 100, na Vila Xavier, técnicos da Agência, em conjunto com os técnicos dos setores de Apoio em Avaliação Ambiental de Efluentes e de Apoio em Avaliação de Impactos Atmosféricos, da Cetesb/São Paulo, realizaram inspeção técnica na Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais da empresa em questão.

“A identificação de substâncias odoríferas na atmosfera, por vezes, é de difícil percepção, pois neste caso, além de ocorrer de forma intermitente, há também o fator humano, o efeito das condições climáticas, como temperatura, inversão térmica, direção dos ventos e a concentração do poluente, entre outros”, pontua.

O setor esclarece que, durante a inspeção, os técnicos da Cetesb percorreram o entorno da fábrica e as ruas adjacentes, em diferentes horários, na tentativa de identificar o odor e, consequentemente, a fonte emissora. “De acordo com o diagnóstico apresentado pela equipe técnica, as áreas críticas da Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos com forte percepção de odor foram a Unidade de Flotação e o Sistema de Tratamento de Lodo.”

Quanto à emissão de gás sulfídrico (H2S), a Gerência coloca que eventualmente poderá ocorrer em sistemas de tratamento aeróbio, quando houver problemas operacionais como, por exemplo, o armazenamento de efluentes por tempo prolongado, o que não teria sido constatado durante a vistoria. “A partir do diagnóstico elaborado pelos técnicos da Cetesb, foi encaminhada carta à empresa, solicitando as seguintes providências, no prazo de 30 dias: revisão do sistema de isolamento para coleta de gases gerados na Unidade de Flotação; revisão de todo o sistema de exaustão de gases instalado no Sistema de Tratamento de Sólidos (lodo); vedação de todas as aberturas existentes no Sistema de Tratamento de Sólidos (lodo) para evitar o escape de gases de odor desagradável para a atmosfera, com potencial de atingir a vizinhança, a depender das condições atmosféricas locais; e instalação de medidor de vazão na entrada da Estação de Tratamento dos Efluentes Líquidos industriais.”

A Gerência finaliza reforçando que a Cetesb acompanhará o caso, e a comunidade circunvizinha à empresa será informada sobre as melhorias a serem realizadas na Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais, visando a eliminar a emissão de odores para além da área de propriedade da mesma. “Outrossim, ressaltamos que a Cetesb dará continuidade às suas ações de controle junto à empresa, nos termos da legislação ambiental vigente”, conclui.


Publicado em: 04 de maio de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 18/10

18 de outubro de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (18) tem a Feira da Lua na praça em frente ao Instituto de Química/IQ Unesp, no Complexo Viário Dr. Geraldo Amaral, a partir das 19 horas, com música, artesanato e gastron...



Agenda Esportiva – 18/10

18 de outubro de 2024

Basquete feminino Nesta sexta-feira (18), às 19 horas, pelo Campeonato Paulista, o Sesi recebe o Ituano, em seu ginásio, com transmissão ao vivo pelo YouTube da FPB.   Futsal masculino Pela Lig...



Quatro secretarias apresentam projeções de receitas e despesas para 2025

18 de outubro de 2024

    A terceira Audiência Pública para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 (Projeto de Lei nº 322/2024) foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (18), co...



Mesa de conversa debate saúde feminina e estresse em segundo dia de evento na Câmara

18 de outubro de 2024

  “Saúde da Mulher e Estresse” foi o tema da segunda noite do evento “(Re)Conecte-se: Transformando Vidas e Trabalho!”, realizado no Plenário da Câmara, na noite de quinta-feira (17) como parte da...



Prêmio Periferia Viva

18 de outubro de 2024

O Projeto de Educação Ambiental “Ação de Sensibilização e Conscientização de Enfrentamento ao Descarte Irregular de Resíduos no Entorno do Centro de Educação e Recreação (CER) ‘Professor José Ênio...



Valores venais para isenção de IPTU a pacientes com câncer são atualizados

18 de outubro de 2024

Aprovado pelos vereadores durante a 176ª Sessão Ordinária, em segundo turno de discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 10/2024 atualizou os valores venais usados como referência...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!