Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
929
Na tarde de sexta-feira (28), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Ruy de Toledo”, no bairro Jardim Roberto Selmi Dei, onde ouviu das profissionais as demandas do local.
A principal queixa é sobre a falta de funcionários, pois dois profissionais saíram com o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e os que permaneceram ainda ajudam em outras unidades de saúde.
A UBS conta com dois clínicos gerais, dois pediatras e três ginecologistas, sendo que um trabalha em outro posto em alguns dias da semana. Há também um profissional de odontologia que atende todos os dias no período da tarde.
Mesmo com a equipe reduzida, a unidade de saúde atende, fora os pacientes do próprio bairro, 22 mil pessoas do Valle Verde, de acordo com uma servidora, o que acaba sobrecarregando os profissionais.
“Quem é do Valle Verde chega a vir a pé e, chegando aqui, eu sou obrigada a dizer para voltar para casa, porque não tem vaga. Já tive que dispensar 15 pessoas em um dia por falta de vaga”, frisou Luciana Marques da Silva, enfermeira-chefe. No entanto, ela entende que antes de aumentar a equipe, é preciso que seja feita expansão do posto, pois não há espaço que comporte mais funcionários.
Os servidores ainda reclamaram da falta de segurança, relatando que são ofendidos verbalmente com periodicidade, e que já houve ocorrências em que técnicas foram agredidas fisicamente. Relataram, ainda, a presença frequente de cobras e aranhas.
Luciana destacou também que falta ar condicionado nas salas de curativo e de aplicação, que estão com três computadores precisando de manutenção, e que quando chove, há problema de alagamento.
“Cobraremos os setores responsáveis para que as devidas providências sejam tomadas. Cobras e aranhas em uma unidade de saúde é preocupante. Onde está a vigilância epidemiológica nesses momentos?”, questionou Angeli.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
No fim de junho deste ano, a vereadora Filipa Brunelli (PT) questionou a Prefeitura sobre a gestão da saúde pública municipal. O pedido foi motivado pela insatisfação com a resposta anterior ao Req...
Em Indicação encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) sugere a contratação de técnicos de enfermagem para atuarem diretamente nas recepções das Unidades de P...
Com apuração dos fatos iniciada em março deste ano pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal, o caso de “rachadinha” envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) será...
A Câmara realizou, na noite de quarta-feira (13), a Audiência Pública “Sobre lei municipal para fabricação de carros de aplicativo até 10 anos”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL...
Entre os meses de maio e junho deste ano, a comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradeli Malara”, no Selmi Dei, relatou ao gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) ep...
A vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou, por meio de um documento, informações detalhadas sobre as obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro e sua relação com o Plano de Reurbanização da Orla Fe...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.