1635
Nos últimos seis meses, 308 crianças vítimas de abuso sexual foram atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Araraquara. A informação foi obtida a partir de questionamento feito pela Comissão Especial de Estudos (CEE) – Direitos das Mulheres e das Meninas, composta pelas vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula (todas do PT), por meio do Requerimento nº 794/2025.
Os casos de abusos chegam ao Creas Girassóis, principalmente, por meio de delegacias. O suporte às vítimas é considerado emergencial, e a prioridade é garantir a rapidez na atenção especializada, que é oferecida por assistentes sociais e psicólogos da unidade. Segundo a equipe, esses atendimentos são adaptados às necessidades individuais das crianças e adolescentes recebidos.
Atuando de forma intersetorial, o trabalho do Creas está integrado a serviços de saúde, educação, segurança pública e outras políticas públicas. Dessa forma, quando há necessidades mais específicas relacionadas a saúde mental, o Creas faz os encaminhamentos para serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto de Araraquara (Crasma).
O Centro promove serviços especializados de forma gratuita para diferentes situações de violação de direitos ou vulnerabilidade social. Além de vítimas de violência sexual, são acolhidos casos de violência física e psicológica, de tráfico de pessoas, de trabalho infantil, de discriminação, dentre outros. Entre janeiro e junho deste ano, 2.360 atendimentos foram realizados pela unidade.
Outro foco do órgão é a atenção a adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto. O serviço é oferecido a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos e a jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medida de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade. Com a intenção de garantir o acesso a diretos e contribuir para a ressignificação de valores, o acompanhamento é feito de forma sistemática, com acompanhamento contínuo e exigência de frequência semanal.
O Creas Girassóis
Garantir a proteção social de indivíduos e famílias e a superação de situações de risco é o objetivo do Creas. A unidade conta com 32 funcionários, que se dividem entre uma equipe voltada ao Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas e um grupo dedicado ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).
Os responsáveis pelo Paefi se distribuem entre quatro regiões do município. Mais próximos da população, podem identificar o perfil populacional, as vulnerabilidades sociais e a rede de serviços públicos disponíveis. Assim, a atuação da equipe é adaptada às demandas e situações de risco do local.
Serviço
O Creas Girassóis fica na Rua Castro Alves, nº 3267, na Vila Santana. O telefone para contato é: (16) 3322-5422.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.