1576
“A água tratada é um direito de todos, e zelar pela qualidade da água é um dever de todos”, enfatizava o vereador João Clemente (PSDB), no Requerimento nº 239/2021, enviado à Prefeitura no dia 17 de março.
No documento, o parlamentar pedia informações acerca da condição e da qualidade da água tratada pelo município, principalmente em relação à detecção da presença de substâncias e resíduos, como detergentes, sabões e óleos comestíveis.
Em resposta, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) informou que as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) presentes em Araraquara analisam as condições e qualidades dos efluentes em relação à presença de substâncias e óleos comestíveis, que são enquadrados pelas legislações Conama nº 430 e Decreto Estadual nº 8.468, como substâncias solúveis em hexano, óleos e graxas vegetais e gordura animal e óleos e graxas minerais. Os resíduos de detergentes e sabões não são analisados, pois não são parâmetros exigidos pela legislação utilizada para o efluente tratado.
“Os métodos analíticos utilizados, tanto para as coletas, preservação e análises das amostras são de referências normativa global, sendo utilizado o Standard Methods for Examination of Water and Wastewater 22nd Edition, e realizados por laboratórios acreditados a ISO 17.025. Referidas amostragens são realizadas para o efluente bruto e efluente tratado, para que o monitoramento da qualidade do lançamento dos efluentes no corpo hídrico soe adequada e respeitando as legislações, como também para que possam ser verificadas as condições de operação dos tratamentos das ETEs”, explica a autarquia.
Ainda, de acordo com o Daae, os relatórios de ensaios, ao se comparar os resultados obtidos em laboratório das amostras coletadas nas ETEs, considerando óleos comestíveis, são adequados ao lançamento permitido em corpos hídricos. “O Daae entende que toda e qualquer ação para melhoria da qualidade do meio ambiente é justa e necessária para que o município possa colher resultados positivos em seus tratamentos de água, esgotos, resíduos sólidos e manutenção dos corpos hídricos, fauna e flora.”
Assinam o documento o coordenador da Unidade de Análises e Controle da Qualidade, Émerson Luiz de Paula, a gerente do Tratamento de Água e Esgotos, Renata Lombardi, e a diretora do Tratamento de Água e Esgotos, Anna Padilha.
Coronavírus
Também no dia 17 de março, Clemente apresentou o Requerimento nº 240/2021, objetivando o levantamento de informações acerca da condição e qualidade da água tratada pelo município, com relação à detecção da presença de fragmentos do coronavírus (Sars-CoV-2).
Em ofício, o superintendente do Daae, Donizete Simioni, informou que, em parceria com a Secretaria da Saúde do município e a Unesp Araraquara, a autarquia iniciou em abril as coletas de esgoto bruto em alguns pontos com possíveis incidências do vírus na cidade, para as análises de carga viral para coronavírus. “A previsão é de realizar a coleta em 50 poços de visita (PVs) de esgoto bruto, escolhidos para representar maior abrangência na setorização da cidade”, explica, detalhando que as coletas são realizadas pela equipe do Laboratório do Daae e as amostras são encaminhadas para a Unesp para realização das análises pela técnica de PCR na identificação do vírus nas amostras de esgoto bruto.
“Esse trabalho é de grande importância neste momento da pandemia na setorização da cidade, identificando os maiores índices de pessoas contaminadas pelo vírus em determinada região, podendo, assim, a Secretaria da Saúde atuar com mais eficácia no controle da doença”, finaliza Simioni.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...
Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...
Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...
Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...
Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...
Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.