Notícias



Debate mostra avanços e problemas nos 10 anos da Lei Maria da Penha



30


Considerada referência internacional, a Lei Maria da Penha resguarda as mulheres quanto à violência física, moral, patrimonial, psicológica e sexual. Os delitos são julgados por Juizados Especiais Criminais, com agravante de pena por se tratar de violência doméstica e familiar contra mulher, e piora em caso de a vítima ser menor de 14 anos, maior de 60 ou possuir deficiência.

Completando dez anos de existência, a Lei é um avanço e para discutir o tema a Escola do Legislativo reuniu três mulheres atuantes em diferentes segmentos da sociedade: a presidente da Comissão da Mulher Advogada, da OAB Araraquara, Carla Missurino, a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Meirilene de Castro, e a coordenadora de Políticas para Mulheres do Centro de Referência da Mulher, Tatiane Tertulina de Oliveira Gonçalves.

Para Carla, a Lei é um avanço e ajuda a salvar a vida e recuperar as mulheres, além de ajudar a sociedade. “A mulher tem vergonha da violência. Ela precisa ser cada vez melhor amparada, e a sociedade e as instituições precisam entender que a culpa do crime é do criminoso, e não da vítima”.

A delegada Meirilene faz um balanço positivo, principalmente na mudança da mentalidade das mulheres. “A informação e o conhecimento da Lei aumentou a procura para denúncias. Além disso, a medida protetiva cautelar, concedida em até 48 horas, afasta o agressor e faz com que a mulher se sinta segura".

Tatiane acredita que é necessário que a mulher conheça os serviços oferecidos. “A violência desmotiva a vítima e até mesmo a família. Atendemos a mulher e, quando necessário, a família também! Acredito que a mulher não possa vencer a violência sozinha, por isso o Centro se dispõe a entender seu caso, pois sabemos que cada caso é um caso”.

De acordo com o mapa da violência da ONU (2015), no Brasil, 405 mulheres são agredidas por dia, sendo a maior parte delas negra. Sete de cada dez ataques ocorrem durante o dia, sem padrão de idade, vestimenta ou comportamento.

Apesar das opiniões contraditórias sobre o tema, todas concordam que a Lei não diminuiu os casos de violência, mas trouxe respaldo para as vítimas aumentando o quadro de denúncias. Para as palestrantes, o crime ataca a credibilidade e desqualifica a mulher e é importante que o atendimento e o tratamento evoluam cada vez mais.

 

Confira o vídeo!


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

10 de maio de 2024

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasil...



Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...



Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!