3236
Após a sanção da lei que instituiu, em Araraquara, o Dia das Liberdades Pretas, a autora da iniciativa e vice-presidenta da Câmara Municipal, vereadora Thainara Faria (PT), assim como a ativista social e artista Preta Ferreira, que motivou a propositura, se reuniram com vereadores da cidade e também de outros municípios da região. A ideia é que a iniciativa se estenda e alcance todo o Brasil.
Pela manhã da quarta-feira (26), o encontro ocorreu na sala da Presidência e contou com o presidente do Legislativo Municipal, Aluisio Boi (MDB), as vereadoras Fabi Virgílio e Filipa Brunelli, ambas do PT, além da assessora especial de Políticas LGBTQIA+ da Prefeitura, Erika Matheus. Durante a tarde, Thainara e Preta estiveram com os vereadores Neto Negri (PT - Rincão) e Thaise Braz (PT - Catanduva).
Para Preta, o momento é de unir forças. “Precisamos fazer um intercâmbio entre as lutas para que a gente alcance lugares onde a cor da nossa pele não permite que a gente esteja. Precisamos pensar em como ‘reinserir’ em sociedade quem nunca foi inserido, criar essas oportunidades de estudo, educação, ciência, política, saúde, de forma a garantir os direitos constitucionais”, afirmou. Boi se colocou à disposição para discutir políticas inclusivas para toda a população. “Não toleramos qualquer tipo de preconceito”, frisou.
Thainara reforçou que é preciso falar dos problemas para, então, propor soluções. “Vivemos um momento de negacionismo, e negar as opressões que nós, mulheres pretas, vivemos é reforçar toda a lógica política e institucional racista. Precisamos escancarar as violências vividas pelo povo preto para conseguirmos encontrar soluções.”
Centro de Referência da Mulher
Thainara e Preta também visitaram o Centro de Referência da Mulher de Araraquara, onde foram recebidas pela secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, pela coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, pelo coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro, pela assessora de políticas para a juventude, Steyce Chaves, pela fundadora da Casa Chama, Matuzza Sankofa, além de Érika e Filipa. Durante a reunião, foram discutidas políticas públicas voltadas para as mulheres, como, por exemplo, a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Venda de livros
Preta Ferreira é autora do livro “Minha Carne: Diário de uma Prisão”, no qual estão relatados os longos dias de cárcere, os processos pelos quais passou, as etapas do sistema prisional, os trâmites jurídicos, as emoções que viveu e o que ouviu de outras mulheres com quem compartilhou esse tempo.
Nos próximos meses, a escritora deve voltar a Araraquara para fazer o lançamento da obra. A ideia é que os exemplares sejam distribuídos nos presídios de todo o Brasil. “As prisões brasileiras são máquinas de tirar os direitos constitucionais. As pessoas que foram retiradas da sociedade precisam saber de seus direitos, tê-los cumpridos, para, então, serem ressocializadas”, finalizou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.