Notícias



Dia Municipal do Maçom é celebrado na Câmara

Delegado Antonio Luiz de Andrade é homenageado com Diploma de Honra ao Mérito

635


No Dia Municipal do Maçom, celebrado em 20 de agosto, a Câmara Municipal prestou homenagem ao delegado de Polícia Antonio Luiz de Andrade, com a outorga do Diploma de Honra ao Mérito. A solenidade fez parte da XXXI Semana Maçônica e reuniu vereadores, autoridades e membros da Maçonaria de Araraquara e região.

 

A iniciativa para a homenagem foi do vereador Dr. Lapena (PSDB). De acordo com ele, “é uma honra homenageá-lo; trata-se de um marido e pai exemplar e um delegado de polícia que há 30 anos luta pela nossa segurança, e esta simples, porém significativa e merecida homenagem, é pelo conjunto da obra, por tudo que ele representa”.

 

Merecimento

O vereador João Farias (PRB), presidente da Câmara, destacou “ser um dia duplamente feliz porque estamos homenageando os maçons e concedendo um Diploma a quem tem muito merecimento”. Para João Farias, Andrade “é um homem sério, respeitável e competente que sempre tratou a todos com carinho e respeito, honrando e dignificando sua função”.

 

O presidente da Câmara salientou que a atuação do delegado Andrade “reforça os princípios da Maçonaria; ele sempre teve um grande desempenho mesmo com todas as dificuldades, fazendo um esforço inigualável e exemplar para trabalhar pela segurança de toda a população, e essa homenagem se estende a toda a Polícia Civil”.

 

Também destacaram o trabalho e a personalidade do homenageado Paulo Dimas, coordenador municipal de Administração, que representou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB); e, Elton Hugo Negrini, delegado de Polícia, que representou Fernando Giaretta, delegado Seccional de Araraquara.

 

Emoção

Emocionado com a honraria recebida, Andrade frisou que “temos momentos de trabalho, momentos de plantar e de colher, e momentos como este que é de agradecer”. Segundo ele, “fiquei surpreso e alegre; surpreso por achar que outras pessoas poderiam estar no meu lugar e alegre com esse honroso Diploma, pelo carinho e reconhecimento, que é a maior retribuição que se pode receber por nosso trabalho”.

 

Andrade disse que “o policial trabalha em equipe, por isso quero dividir esse prêmio com os policiais que sempre me ajudaram; esse é um dia de lembrar de pessoas importantes, é uma homenagem inesquecível que me deixou muito emocionado”. Ele agradeceu à família e aos amigos que sempre o apoiaram.

 

Também compareceram os vereadores Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), vice-presidente da Câmara; Jair Martineli (PMDB), segundo-secretário; e, Elias Chediek (PMDB); Osvaldo Giglio, presidente do Conselho de Veneráveis Mestres da Maçonaria de Araraquara (Comara); Paulo Afonso Brandão De Angeli, Venerável Mestre da Loja Caridade Universal III; e dezenas de maçons.

 

Maçonaria

O termo maçonaria é de origem francesa (maçonnerie) e significa construção. Por extensão, seu significado é associação de pedreiros. Isso porque os primeiros maçons eram os construtores, arquitetos, engenheiros e empreiteiros na Idade Média. Em sua origem a Maçonaria era uma sociedade secreta vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do Iluminismo.

 

A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, unindo quatro lojas londrinas. O líder eleito era o Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria rapidamente ganhou o mundo. Estima-se que hoje haja cerca de 6 de milhões maçons. No Brasil, são 400 mil maçons distribuídos por mais 5 mil lojas. Em Araraquara, a primeira loja maçônica foi implantada há 100 anos.

 

Identificada com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, a Maçonaria teve participação fundamental na Revolução Francesa, Independência dos EUA e em importantes episódios da história do Brasil, como a Proclamação da Independência, a libertação dos escravos, Proclamação da República e Inconfidência Mineira, entre outros.


Publicado em: 21 de agosto de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede que Prefeitura pague benefícios suspensos durante a pandemia

14 de janeiro de 2026

A implantação de medidas administrativas para o pagamento retroativo aos servidores públicos municipais que tiveram benefícios congelados durante o estado de calamidade pública da Covid-19 foi suge...



Tarifa Social (14/01)

14 de janeiro de 2026

A Tarifa Residencial Social do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae) concede desconto de até 50% na conta de água para famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de...



Concurso Marchinhas

14 de janeiro de 2026

Estão abertas, até 26 de janeiro, as inscrições para o 3º Concurso de Marchinhas “Oswaldo da Silva, o Seu Bogé”, que será realizado no dia 8 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Praça das Bandei...



Edital músicos (até 28/01)

14 de janeiro de 2026

Foi divulgado o chamamento público para a seleção de apresentações musicais que irão compor a programação oficial do Carnaval 2026 – Tradição da Alegria, marcado para o dia 17 de fevereiro, a parti...



Edital blocos (até 28/01)

14 de janeiro de 2026

A Prefeitura lançou edital de chamamento público para selecionar blocos carnavalescos populares e de rua que irão integrar a programação oficial do Carnaval 2026 – Tradição da Alegria, com inscriçõ...



Sinalização em cruzamento de ruas no Carmo precisa de repintura

14 de janeiro de 2026

A repintura de uma sinalização horizontal de “Pare” no cruzamento da Avenida Mario Ybarra de Almeida com a Rua João Gurgel, no Carmo, é tema de uma Indicação enviada pelo vereador Marcão da Saúde (...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!