Notícias



Documento aponta 80 pessoas vivendo em situação de rua na cidade

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) questionou Prefeitura sobre medidas paliativas acerca do problema

1621


Considerando-se o aumento do número de pessoas que vivem atualmente nas ruas da cidade, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou, em junho deste ano, requerimento questionando a Prefeitura sobre atividades realizadas pelo órgão a fim de promover medidas paliativas acerca do problema.

No documento, o parlamentar perguntava sobre a existência de pesquisa censitária da população em situação de rua, detalhamento do perfil dessa população e formulação de programas de atenção à população que se encontra nessas condições.

Em resposta, o gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Caetano Gonçalves, informou que, atualmente, existem aproximadamente 80 pessoas em situação de rua na cidade, sendo a maioria do sexo do masculino, de cor parda e faixa etária entre 18 anos e 39 anos.

“Essas informações referentes aos atendimentos são remetidas para a Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e para o Governo Federal, por meio do Registro Mensal de Atendimento (RMA). Também contamos com constante articulação e diálogo com os grupos de alimentação (Viva e Bento XVI), que realizam um mapeamento da referida população a fim de fornecer alimentação.”

Sobre o quantitativo de pessoas com conflitos familiares, dependência química, perda de moradia e emprego, Gonçalves respondeu que essas informações são provenientes do relato dos usuários dos serviços e da observação in loco durante os atendimentos e abordagens sociais. “O Seas [Serviço Especializado de Abordagem Social] abordou e atendeu 614 pessoas que conseguiram deixar as ruas, durante levantamento do Registro Mensal de Atendimento, no período de agosto de 2021 a julho de 2022. Elas foram encaminhadas aos serviços da Proteção Social Especial (Centro Pop e/ou Casa de Acolhida) e para as Organizações da Sociedade Civil (São Pio e Sacrário do Amor).”

Ainda segundo ele, outras ações também são articuladas com vista a assegurar direitos, como documentação civil, saúde, habitação, trabalho e renda, além de indicação de programas de transferência de renda (Auxílio Brasil, Bolsa Cidadania e outros), benefícios (BPC) e do Programa de Incentivo à Inclusão Social (Piis).

A capacidade de atendimento no Centro Pop, que oferece serviços como banho, refeição, sanitários, emissão de documentos, bem como atendimentos psicossociais, é de 80 famílias/pessoas por mês. No entanto, segundo Gonçalves, a média de atendimento no local é de 120 por mês.

Já a Casa Acolhida oferece 45 vagas para o público masculino e feminino, porém a quantidade de acolhidos apresenta números sazonais, pois há um fluxo constante de acolhimento e saída naquela unidade. A Casa de Acolhida objetiva ofertar atendimento a pessoas com vivência de rua e aos itinerantes (pessoas em situação de vulnerabilidade em trânsito entre municípios), proporcionando acolhimento imediato e serviços que atendam às suas necessidades básicas como banho, refeição, roupas, pernoite e passagens intermunicipais, conforme disponibilidade do município.

Quanto a informações relacionadas à vida pregressa (como, por exemplo, passagem pelo sistema prisional ou sistema de medida socioeducativa), são coletadas durante o acolhimento com a equipe técnica, que avalia a necessidade de encaminhamento para programa de transferência de renda (Auxílio Brasil, Bolsa Cidadania e outros), benefícios (BPC e outros), Programa de Incentivo à Inclusão Social (Piis), além do direcionamento para cursos profissionalizantes (Espaço Kaparaó, Sistema S, entre outros).

“A população de Araraquara tem acompanhado o grande aumento de pessoas em situação de rua que ocorreu na cidade nos últimos anos. A problemática é complexa e o poder público assegura o atendimento e resgate dos que vivem nessas condições, porém, as pessoas têm a opção de não aceitar essa ajuda e as alternativas propostas e continuar nas ruas. Por essa razão, é de suma importância o maior conhecimento possível sobre cada uma dessas pessoas e as razões que as levaram às ruas, objetivando a implementação de ações e políticas que promovam soluções efetivas que os ajudem a superar essa condição”, entende o vereador Lineu Carlos de Assis.


Publicado em: 06 de setembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!