3317
Recentemente, a vereadora Fabi Virgílio (PT) ouviu o relato de um munícipe que procurou o gabinete, dizendo ter sido abordado por dois profissionais da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que informaram a remoção da árvore em frente à sua casa.
“Ele não autorizou, questionando a documentação autorizativa, insistindo que a árvore está saudável, não havendo necessidade alguma de remoção”, conta a parlamentar.
No mesmo dia, Fabi recebeu um pedido de socorro de outro morador da mesma rua, relatando que sua árvore foi cortada sem a sua autorização e sem a sua presença, pois estava viajando, resultando em queda de fios no passeio público, jabuti preso nos galhos, galhos dentro do imóvel e destruição do jardim interno.
Segundo a vereadora, a CPFL informou se tratar do projeto Arborização + Segura, uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a Defesa Civil, pelo qual 1.900 árvores foram mapeadas para serem suprimidas, sendo que 220 dessas árvores já possuem a autorização imediata para supressão pela pasta.
“O projeto me deixou muito assustada e, por não ter conhecimento algum sobre o seu andamento, resolvi encaminhar um Requerimento ao Executivo, solicitando informações sobre ele”, afirma a parlamentar.
Fabi menciona que, no começo do ano, a Prefeitura veiculou uma matéria dizendo estudar um novo plano de arborização da cidade, buscando equilibrar segurança e sustentabilidade, junto à CPFL e à Defesa Civil, para discutir a identificação de árvores com risco de queda, prevenindo acidentes e prejuízos financeiros.
No documento enviado ao Executivo, a vereadora pede cópias do projeto Arborização + Segura na cidade de Araraquara; do mapeamento, com os endereços, das 1.900 árvores levantadas; e das autorizações emitidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para remoção imediata das 220 árvores, com todos os endereços e redes relacionadas.
Além disso, solicita informações de como será feita a abordagem e a comunicação com a população, para que os munícipes não sejam pegos de surpresa, e demais informações pertinentes sobre o projeto.
Reunião
Na semana passada, a parlamentar se reuniu com a equipe do programa e obteve a informação de que ele foi suspenso até o dia 23 de junho, quando será realizada uma conversa ampliada, até a avaliação e construção com a participação popular e os representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).
Estiveram na reunião representantes da CPFL, do Meio Ambiente, da Defesa Civil e do Comdema, além dos vereadores Alcindo Sabino (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB) e Marcelinho (Progressistas) e das vereadoras Filipa Brunelli (PT) e Maria Paula (PT).
O novo encontro, aberto a todos os interessados, está marcado para o dia 30 de junho, uma segunda-feira, às 18 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.