Publicado por: Foto: RCIA Araraquara e região
460
Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária.
No documento, o parlamentar pergunta quais são as taxas atualmente instituídas e aplicadas pela Vigilância Sanitária, pedindo especificação da base legal, bem como da finalidade administrativa correspondente.
Questiona, ainda, qual é o procedimento administrativo adotado para a sua exigência, desde a solicitação ou protocolo inicial até a conclusão do processo, para cada uma das taxas mencionadas.
Indaga também qual é o tempo médio de tramitação de cada procedimento administrativo relacionado às taxas de poder de polícia sanitária, com base nos registros mais recentes do órgão no exercício de 2025, e quais são os valores vigentes das taxas aplicadas, com discriminação dos critérios técnicos utilizados para o cálculo.
“O objetivo é obter informações completas, atualizadas e técnicas sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária, instrumento essencial para o controle e licenciamento sanitário de atividades econômicas no âmbito municipal”, coloca Alcindo.
O vereador destaca que a iniciativa visa a esclarecer de forma detalhada os procedimentos administrativos, os critérios de cobrança e os valores aplicáveis, assegurando a transparência e o acompanhamento legislativo sobre o exercício do poder de polícia sanitária pela administração pública municipal.
“A apuração desses dados permitirá avaliar a eficiência e a proporcionalidade dos processos de licenciamento e fiscalização sanitária, garantindo que os prazos e as cobranças estejam adequadamente regulamentados e compatíveis com os princípios da legalidade, publicidade e eficiência administrativa”, completa o parlamentar.
Finalizando, Sabino reforça que o Requerimento foi apresentado com o objetivo de trazer transparência às taxas de poder de polícia aplicadas pela Vigilância Sanitária e compreender como esses valores vêm sendo utilizados. “Essas informações são fundamentais para subsidiar um diálogo qualificado sobre os projetos e as ações da Vigilância.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.