717
Duzentas e vinte e quatro ocorrências ligadas ao uso ou tráfico de drogas foram registradas pelas polícias de Araraquara nos sete primeiros meses deste ano. Em todo o Estado, foram mais 7,1 mil casos, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública. E justamente por estar alastrado, segundo o vereador Elias Chediek (PMDB), é preciso rever urgentemente as ações de combate ao consumo de drogas e álcool.
O parlamentar representou a Câmara Municipal na abertura da quarta edição do curso de capacitação de agentes multiplicadores na prevenção ao uso de drogas.
“A cada ano nós estamos perdendo a luta contra as drogas e vendo crescer o número de usuários”, destaca Chediek, citando dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), mostrando que aumentou em 85% o número de afastamentos do trabalho de 2009 a 2013 motivados pelo consumo de drogas.
Para o vereador, esse combate passa por todos os campos, da Polícia Federal (PF) na tentativa de impedir que as drogas ultrapassem as fronteiras e até a educação para conscientizar a população.
Ana Paula Domingues Tolegado veio acompanhar o marido no curso justamente para aprender mais sobre o tema. Ela nunca tinha visto uma droga pessoalmente e se assustou com a variedade mostrada na palestra e também em uma maleta exposta ao público. “É importante essa ação porque serão essas pessoas que trabalharão com os usuários de drogas. Temos muitos casos na nossa cidade e é importante pensar de forma regional”, lembra o secretário de Assistência Social, José Carlos Porsani.
Organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), o curso tem a parceria da Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e Divisão de Prevenção e Educação (Dipe). “Mais que enfrentar, é primordial capacitar os profissionais para abordarem o tema de forma técnica e didática”, explica o presidente do Comad, Márcio Servino. Maria Zélia dos Santos tem 63 anos e nunca tinha visto uma droga, “Fiquei abismada com a quantidade e os efeitos devastadores que causa.”
Para o investigador Analberto Corrêa, esse trabalho preventivo percorre o Estado justamente com a proposta de tratar o tema com quem conviverá ou poderá ajudar um usuário de drogas. Durante a sua palestra, ele falou sobre os riscos das drogas durante a gestação. “As consequências são devastadoras. A droga além de não servir para nada pode ferir um ser humano sensível e que não consegue se defender dentro da barriga da mãe.”
Uma em cada 200 pessoas na faixa etária dos 15 aos 64 anos usaram drogas ilícitas em 2012, segundo o último Relatório Mundial sobre Drogas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, divulgado este ano. São quase 243 milhões de pessoas, ou 5% da população global. E a situação em Araraquara não é diferente e nem exclui classe social. “A cidade toda sofre com o avanço das drogas ilícitas”, destaca Servino. O curso de capacitação segue até sexta-feira com temas das drogas no cotidiano, na juventude e reações no organismo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na red...
Música O Grupo de Coco Besouro Mangangá, de Recife/PE, criado por Mestre Hugo Leonardo, apresentará repertório de autoria própria, que faz referência ao Patrono – que dá nome ao grupo -, além de p...
Futebol masculino Nesta sexta-feira (7), às 19 horas, a Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, na Arena Sicredi, em São João Del Rei, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com transmis...
No sábado (8), das 8 às 13 horas, haverá uma força-tarefa para reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti com a realização do “Dia D de Mobilização Estad...
Até o dia 15 de dezembro (segunda-feira), a Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de g...
A insegurança de estudantes e servidores da Escola Estadual “Professor Oacyr Antonio Ellero” foi apresentada na Indicação nº 5018/2025, de autoria do vereador Coronel Prado (Novo). A demanda foi en...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.