Notícias



'É preciso rever ações de combate às drogas'



427


Duzentas e vinte e quatro ocorrências ligadas ao uso ou tráfico de drogas foram registradas pelas polícias de Araraquara nos sete primeiros meses deste ano. Em todo o Estado, foram mais 7,1 mil casos, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública. E justamente por estar alastrado, segundo o vereador Elias Chediek (PMDB), é preciso rever urgentemente as ações de combate ao consumo de drogas e álcool.

O parlamentar representou a Câmara Municipal na abertura da quarta edição do curso de capacitação de agentes multiplicadores na prevenção ao uso de drogas.

“A cada ano nós estamos perdendo a luta contra as drogas e vendo crescer o número de usuários”, destaca Chediek, citando dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), mostrando que aumentou em 85% o número de afastamentos do trabalho de 2009 a 2013 motivados pelo consumo de drogas.

Para o vereador, esse combate passa por todos os campos, da Polícia Federal (PF) na tentativa de impedir que as drogas ultrapassem as fronteiras e até a educação para conscientizar a população.

Ana Paula Domingues Tolegado veio acompanhar o marido no curso justamente para aprender mais sobre o tema. Ela nunca tinha visto uma droga pessoalmente e se assustou com a variedade mostrada na palestra e também em uma maleta exposta ao público. “É importante essa ação porque serão essas pessoas que trabalharão com os usuários de drogas. Temos muitos casos na nossa cidade e é importante pensar de forma regional”, lembra o secretário de Assistência Social, José Carlos Porsani.

Organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), o curso tem a parceria da Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e Divisão de Prevenção e Educação (Dipe). “Mais que enfrentar, é primordial capacitar os profissionais para abordarem o tema de forma técnica e didática”, explica o presidente do Comad, Márcio Servino. Maria Zélia dos Santos tem 63 anos e nunca tinha visto uma droga, “Fiquei abismada com a quantidade e os efeitos devastadores que causa.”

Para o investigador Analberto Corrêa, esse trabalho preventivo percorre o Estado justamente com a proposta de tratar o tema com quem conviverá ou poderá ajudar um usuário de drogas. Durante a sua palestra, ele falou sobre os riscos das drogas durante a gestação. “As consequências são devastadoras. A droga além de não servir para nada pode ferir um ser humano sensível e que não consegue se defender dentro da barriga da mãe.”

Uma em cada 200 pessoas na faixa etária dos 15 aos 64 anos usaram drogas ilícitas em 2012, segundo o último Relatório Mundial sobre Drogas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, divulgado este ano. São quase 243 milhões de pessoas, ou 5% da população global. E a situação em Araraquara não é diferente e nem exclui classe social. “A cidade toda sofre com o avanço das drogas ilícitas”, destaca Servino. O curso de capacitação segue até sexta-feira com temas das drogas no cotidiano, na juventude e reações no organismo.


Publicado em: 08 de setembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prefeitura prevê investir R$ 3,7 milhões em iluminação no Complexo Arena Fonte Luminosa

25 de julho de 2025

              A Prefeitura informou, em resposta ao Requerimento nº 891/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT), que prevê o investimento de R$ 3,7 milhões para iluminação em LED para o está...



Vereadores participam de reunião com técnicos de enfermagem e Secretaria da Saúde

25 de julho de 2025

               Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcio...



Documento sugere ampliação do horário de atendimento da Farmácia Central  

25 de julho de 2025

  O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Ce...



Sinalização em frente à Delegacia de Defesa da Mulher precisa de revitalização

25 de julho de 2025

              A Indicação nº 3368/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), solicita que Prefeitura realize melhorias na sinalização da Alameda Rogerio Pinto Ferraz, na Vila Harmonia, em f...



Indicação sugere reorganizar e sinalizar rua de acesso ao Parque Botânico

25 de julho de 2025

              O tráfego da Rua Caetano Nigro, no bairro Vila Girassol, foi tema da Indicação nº 3332/2025. O documento, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), sugere que a Prefeit...



Escolas e centro de educação necessitam de reforço no quadro de servidores, diz Prefeitura

25 de julho de 2025

              Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educ...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!