Notícias



Educação explica preparativos para retorno das aulas presenciais

Resposta foi enviada à Câmara após requerimento de autoria do vereador Marchese da Rádio (Patriota)

Publicado por: Foto: ACidadeON

2028


Em resposta ao Requerimento nº 113/2021, de autoria do vereador Marchese da Rádio (Patriota) e coautoria dos parlamentares Lineu Carlos de Assis (Podemos), Carlão do Joia (Patriota) e Marcos Garrido (Patriota), a Secretaria de Educação encaminhou à Câmara o Ofício nº 371/2020, com informações sobre os preparativos protocolares para receber alunos e professores nas escolas durante as aulas presenciais.

No documento, a chefe da pasta, Clélia Mara dos Santos, afirma que a Secretaria vem se preparando desde meados de 2020 para a organização do retorno ao atendimento presencial. Por meio da Portaria nº 27.025, de 27 de agosto de 2020, foi instituída, no âmbito do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, a Comissão Intersetorial de Discussão e Apresentação de Medidas e Protocolos de Proteção contra a Covid-19 no ambiente escolar, que tem como objetivo discutir, debater e apresentar propostas de medidas e protocolos a serem implementados na rede de ensino para o retorno das aulas. Em 28 de outubro de 2020, foi publicado o Decreto nº 12.398 que estabeleceu o Protocolo Sanitário de Retorno às aulas e às atividades presenciais dos estabelecimentos de educação básica do município. Com base nas orientações previstas neste protocolo, foi feita a aquisição de equipamentos de proteção individual e entregues em todas as unidades escolares: álcool em gel 70%, álcool líquido 70%, termômetros infravermelhos, máscaras descartáveis, totens para álcool em gel e tapetes sanitizantes. Além dos materiais de limpeza necessários, como sabão líquido e água sanitária.

Marchese questionou a Secretaria de Educação sobre as atividades presenciais para este ano (2021), bem como a segurança dos ambientes escolares para receber os alunos e funcionários. De acordo com a secretária, a pasta já adquiriu os EPIs necessários, e todas as unidades escolares contam com equipe de limpeza terceirizada contratada para garantir a segurança de todos no local. Os funcionários terceirizados receberam treinamento específico sobre a limpeza, higienização e desinfecção dos espaços e superfícies.

Clélia informou também que, como parte do planejamento para a retomada das aulas e atividades presenciais, foi solicitado a todos os diretores de escolas a elaboração de um Plano de Organização das Unidades Escolares. “Nos planos já elaborados podemos verificar toda a organização física dos espaços da escola, o escalonamento do horário de entrada e saída dos alunos, o escalonamento dos horários de refeição, além do levantamento de funcionários que retornarão ao atendimento presencial”, afirmou.

Foi planejado também o período de confirmação de adesão ao retorno das aulas e atividades presenciais nos Centros de Educação e Recreação (CERs) e nas Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (Emefs). Conforme previsto em resolução, os pais de alunos dos grupos prioritários confirmaram a adesão ao retorno presencial (não obrigatório), com 35% dos alunos matriculados por turma.

Sobre a vacina contra a Covid-19 entre os funcionários da educação, a responsável pela pasta frisou que a testagem foi iniciada, mas interrompida devido às medidas mais rígidas de combate à doença, que ocasionaram a suspensão do retorno das aulas e atividades presenciais.

Diante das informações, Marchese afirmou que vai convidar os demais parlamentares para acompanhá-lo em algumas escolas e observar a nova rotina elaborada pela Secretaria de Educação frente à nova realidade ocasionada pela Covid-19. “Eu fiquei satisfeito em receber o retorno da Prefeitura com dados e situações favoráveis para o retorno às aulas. E, por isso, digo que estamos cumprindo o nosso papel de fiscalizador. Parte disso, será feito em campo, visitando as escolas. Assim, vamos entender a realidade dos funcionários, professores e alunos, já que a situação é nova pra todos”, finalizou.

 

Treinamento dos profissionais

O documento enviado pela secretária diz também que os profissionais da educação receberam treinamento específico realizado pelos médicos e profissionais da secretaria. Foi oferecida também a formação “Como cuidar da saúde mental e das competências socioemocionais do educador”, em parceria com a Unimed São Paulo. Outras formações e parcerias estão sendo estabelecidas para oferta de formação aos profissionais. Clélia ainda destacou que a Coordenadoria Executiva de Recursos Humanos de Araraquara oferece o serviço de plantão psicológico e social por telefone, para atender servidores com problemas ocasionados pela pandemia. “Esse serviço tem como objetivo ajudar o servidor a administrar a ansiedade bem como colaborar na contenção do medo instalado e agravado pela pandemia”, explicou.

O requerimento também foi subscrito pelo presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), e pelos vereadores Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressistas), Fabi Virgílio (PT), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB), Luna Meyer (PDT) e Paulo Landim (PT).


Publicado em: 22 de março de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Santo Onofrezinho (21/11)

21 de novembro de 2024

A Corrida de Santo Onofrezinho para crianças e jovens, de 4 a 17 anos, será realizada no dia 7 de dezembro (sábado), com largada a partir das 8h30, na Pista de Atletismo Armando Garlippe, no São Ge...



Semana de Poesia (21/11)

21 de novembro de 2024

A Semana de Poesia José Roberto Telarolli contará com duas oficinas. A escritora Dani Raphael é a convidada da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart para ministrar as atividades gratuitas. Na s...



Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

21 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...



Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...



Proposta de fim da jornada de trabalho 6x1 será debatida em audiência na Câmara

19 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública agendada pela vereadora Filipa Brunelli (PT) irá debater o tema “Pelo fim da escala 6x1”. O evento será no dia 21 de novembro, uma quarta-feira, às 18h30h, no Plenário da Câma...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!