710
“Hoje, nós somos referência no Estado de São Paulo quando o assunto é LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). É tarefa do político fazer essas coisas, mas a história no nosso país não é uma história de facilidades nesse campo e aqui em Araraquara enfrentamos a luta contra o preconceito.”
As palavras são da vereadora Edna Martins (PV), que representou a Câmara Municipal,durante a abertura da Semana da Diversidade, no Sesc.
O evento batizado de 1º Encontro para a Construção da Cidadania LGBT começou na quinta-feira e vai até sábado.
Também estiveram presentes na abertura da semana os vereadores Roberval Fraiz (PMDB), Jair Martinelli (PMDB) e Gabriela Palombo (PT).
Edna agradeceu o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e os colegas vereadores que votaram projetos importantes na área, entre eles a possibilidade do nome social ser usado em prédios públicos.
“O preconceito que a gente encontra na sociedade, a gente vê também nos governos, nas instituições, nas Câmaras Municipais e a nossa cidade é abençoada porque tem o privilégio de ter pessoas com sensibilidade.”
A Semana da Diversidade tem como objetivo alertar para o combate ao preconceito e mostrar que todas as pessoas são iguais.
Para o assessor municipal de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, Paulo Tetti, o trabalho em Araraquara é de "formiguinha", mas os primeiros resultados estão aparecendo devido ao apoio do Legislativo municipal. “Se você sofre homofobia vai recorrer a quem? Muitas vezes não dá para se falar em casa e isso dificulta porque a pessoa sofre calada”, destaca Tetti, lembrando que o disque-homofobia recebe, em média, três ligações por semana.
Esse número, segundo o assessor não reflete a realidade. E os problemas também chegam de forma bem tímida na Defensoria Pública, na opinião do defensor Frederico Teubner. “Recebemos pedidos para trocas de nomes, mas com um potencial menor do que o existente. Isso só será vencido com educação e falando sobre os direitos do cidadão.”
Programação
8 de novembro:
- 14 horas: Palestra “DST/Aids no município de Araraquara”
Com Marisa Marques Monteiro (enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado - SAE)
Local: Sala Multiuso 1 (Sesc Araraquara)
Grátis
- 19h30: Miss Gay e Miss Trans
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, nº 794 – Centro)
Entrada: um quilo de alimento não perecível
9 de novembro:
- 14 horas: Monólogo teatral “Eu Comigo Mesmo”
Com Marco Delapina
Local: Teatro do Sesc Araraquara
Grátis
- 15 horas: Palestra “Sensibilizando para a Diversidade”
Com Cássio Rodrigo, representante da Secretaria de Cultura para Gêneros e Etnias do Estado de São Paulo
Local: Teatro do Sesc Araraquara
Grátis
- 16 horas: Cine Diversidade apresenta “Elvis e Madona”
Local: Teatro do Sesc Araraquara
Grátis
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.