Notícias



Entrega de medicamentos é realizada em 24 unidades de saúde em Araraquara

Informações sobre a Política Municipal de Uso Racional de Medicamentos foram respondidas pela Prefeitura após requerimento de Fabi Virgílio (PT)

Publicado por: Foto: Reprodução Google Street View

660


A rede municipal de saúde possui 24 unidades que fazem a entrega de medicamentos, segundo explicações da Prefeitura em resposta a um requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT). A parlamentar havia solicitado informações sobre a Política Municipal de Uso Racional de Medicamentos.

 

Essas unidades, com endereços e horários de atendimento, estão no documento enviado pelo Executivo. A lista inclui a Farmácia Central e farmácias localizadas em unidades de saúde dos seguintes locais: Cecap, Jardim América, Jardim Iguatemi, Jardim Paulistano, Santa Angelina, Selmi Dei I, Selmi Dei IV, Vila Melhado, Vila Xavier, Yolanda Ópice, Parque das Hortências, Jardim Maria Luiza, Jardim Santa Lúcia, Parque das Laranjeiras I, Vila Santana, Parque São Paulo, Vale do Sol, Victório de Santi, Valle Verde, Jardim São Bento, distrito de Bueno de Andrada e assentamentos Bela Vista e Monte Alegre.

 

A Prefeitura afirma que existem indicadores de falta de medicamentos. Nesse caso, o plano para reduzir esse problema engloba:

- acionamento de compras emergenciais para garantir o abastecimento do estoque;

- cobranças de entregas aos fornecedores;

- contato com o setor de compras e licitações para agilizar a abertura de novas atas de registro de preços;

- contato frequente com o setor responsável para solicitar priorização da emissão dos empenhos;

- solicitação ao setor de contratos para notificação administrativa ou emissão de multa aos fornecedores com atrasos nas entregas.

 

De acordo com o Executivo, a promoção do uso racional de medicamentos ocorre por meio de orientações individuais nas farmácias, atuação dos farmacêuticos nas salas de espera das unidades de saúde e em reuniões de equipe dessas unidades, além da realização anual da Semana do Uso Racional de Medicamentos, em parceria com o curso de Farmácia da Universidade de Araraquara (Uniara).

 

Questionada se existe alguma forma de acompanhamento de pacientes que não sabem ler, a Prefeitura respondeu que “as farmácias ofertam o serviço de medicação assistida, que consiste na personalização da dispensação dos medicamentos de acordo com as necessidades dos pacientes, visando à melhor adesão e segurança”.

 

Automedicação

Fabi havia perguntado qual a quantidade de benzodiazepínicos distribuídos pela rede municipal nos últimos dois anos. Esse tipo de medicamento é geralmente utilizado para tratar ansiedade e insônia. Entre 1º de junho de 2023 e 30 de junho deste ano, foram distribuídos 2.514.931 comprimidos, 4.800 unidades de solução oral e 1.372 ampolas.

 

Sobre a possibilidade de um levantamento que traga o perfil das pessoas que utilizam esse tipo de medicamento, a Prefeitura respondeu que “o atual sistema de gerenciamento de estoque permite parcialmente esse mapeamento”.

 

Também em resposta a um questionamento da vereadora, o Executivo informou que “não existe um projeto específico criado nos últimos dois anos sobre os riscos da automedicação”.

 

Íntegra

Ao todo, o documento enviado pela Prefeitura possui respostas a 20 questões formuladas por Fabi Virgílio. Para acesso a todas as informações, basta acessar o documento no sistema da Câmara.


Publicado em: 29 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Nossa Morada (29/11)

27 de novembro de 2025

O Programa nos Bairros “Cuidando da Nossa Morada” realiza sua última edição de 2025 neste sábado (29), das 9h às 12h, na Emef “Ruth Cardoso”, levando serviços públicos diretamente aos moradores do...



Empregabilidade (29/11)

27 de novembro de 2025

A CPFL Energia realiza, neste sábado (29), das 9h às 13h, uma feira de empregabilidade com 30 oportunidades para quem deseja iniciar carreira na companhia. O evento, gratuito, acontece no Auditório...



Bienal da Gravura (1º/12)

27 de novembro de 2025

A 6ª edição da Bienal Internacional da Gravura “Lívio Abramo” acontecerá entre os dias 1º e 18 de dezembro de 2025. A mostra reúne 300 obras de artistas brasileiros e estrangeiros no Teatro Municip...



Audiência Pública irá discutir mudanças no Código de Posturas de Araraquara

27 de novembro de 2025

Com o objetivo de discutir alterações na Lei Complementar nº 18/1997, que institui o Código de Posturas do Município, a Câmara Municipal irá promover uma Audiência Pública sobre o tema. A iniciativ...



Araraquara tem seis meninas de até 14 anos gestantes, informa Prefeitura

27 de novembro de 2025

Seis meninas de até 14 anos de idade gestantes são acompanhadas pelo serviço de saúde da Prefeitura de Araraquara. No total, 105 adolescentes e jovens de até 19 anos grávidas são atendidas na rede...



Documento aponta necessidade de nivelar vias do Recreio Idanorma

27 de novembro de 2025

Por meio da Indicação nº 5187/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), solicitou à Prefeitura a realização urgente de serviço com máquina niveladora (patrola) em toda...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!