Publicado por: Foto: Reprodução Google Street View
1033
A rede municipal de saúde possui 24 unidades que fazem a entrega de medicamentos, segundo explicações da Prefeitura em resposta a um requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT). A parlamentar havia solicitado informações sobre a Política Municipal de Uso Racional de Medicamentos.
Essas unidades, com endereços e horários de atendimento, estão no documento enviado pelo Executivo. A lista inclui a Farmácia Central e farmácias localizadas em unidades de saúde dos seguintes locais: Cecap, Jardim América, Jardim Iguatemi, Jardim Paulistano, Santa Angelina, Selmi Dei I, Selmi Dei IV, Vila Melhado, Vila Xavier, Yolanda Ópice, Parque das Hortências, Jardim Maria Luiza, Jardim Santa Lúcia, Parque das Laranjeiras I, Vila Santana, Parque São Paulo, Vale do Sol, Victório de Santi, Valle Verde, Jardim São Bento, distrito de Bueno de Andrada e assentamentos Bela Vista e Monte Alegre.
A Prefeitura afirma que existem indicadores de falta de medicamentos. Nesse caso, o plano para reduzir esse problema engloba:
- acionamento de compras emergenciais para garantir o abastecimento do estoque;
- cobranças de entregas aos fornecedores;
- contato com o setor de compras e licitações para agilizar a abertura de novas atas de registro de preços;
- contato frequente com o setor responsável para solicitar priorização da emissão dos empenhos;
- solicitação ao setor de contratos para notificação administrativa ou emissão de multa aos fornecedores com atrasos nas entregas.
De acordo com o Executivo, a promoção do uso racional de medicamentos ocorre por meio de orientações individuais nas farmácias, atuação dos farmacêuticos nas salas de espera das unidades de saúde e em reuniões de equipe dessas unidades, além da realização anual da Semana do Uso Racional de Medicamentos, em parceria com o curso de Farmácia da Universidade de Araraquara (Uniara).
Questionada se existe alguma forma de acompanhamento de pacientes que não sabem ler, a Prefeitura respondeu que “as farmácias ofertam o serviço de medicação assistida, que consiste na personalização da dispensação dos medicamentos de acordo com as necessidades dos pacientes, visando à melhor adesão e segurança”.
Automedicação
Fabi havia perguntado qual a quantidade de benzodiazepínicos distribuídos pela rede municipal nos últimos dois anos. Esse tipo de medicamento é geralmente utilizado para tratar ansiedade e insônia. Entre 1º de junho de 2023 e 30 de junho deste ano, foram distribuídos 2.514.931 comprimidos, 4.800 unidades de solução oral e 1.372 ampolas.
Sobre a possibilidade de um levantamento que traga o perfil das pessoas que utilizam esse tipo de medicamento, a Prefeitura respondeu que “o atual sistema de gerenciamento de estoque permite parcialmente esse mapeamento”.
Também em resposta a um questionamento da vereadora, o Executivo informou que “não existe um projeto específico criado nos últimos dois anos sobre os riscos da automedicação”.
Íntegra
Ao todo, o documento enviado pela Prefeitura possui respostas a 20 questões formuladas por Fabi Virgílio. Para acesso a todas as informações, basta acessar o documento no sistema da Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.