261
Nascido em 6 de abril de 1929, no Distrito de Silvânia, foi registrado em Matão. Começou a trabalhar com 13 anos no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos da 1ª Circunscrição. Em 1945, foi admitido na Prefeitura para trabalhar como escriturário. Em 1947, foi designado para tomar as providências necessárias para a instalação do Poder Legislativo, em 1948, no início da atual era do voto popular. Permaneceu como servidor por 64 anos, sendo 61 deles trabalhando na Câmara Municipal, se retirando em 2009.
Por diversas ocasiões, a partir de 1954, foi colocado à disposição do Juízo da 13ª Zona Eleitoral da Comarca de Araraquara para prestar serviços à Justiça Eleitoral.
Em 28 de agosto de 1998, foi descerrada a placa de bronze e do busto como uma forma de reconhecimento a uma vida doada ao Legislativo. O busto de bronze é obra do escultor Julio Sanchis Casatello e traz no pedestal a mensagem “Euripes Ancelmo – síntese do Poder Legislativo Araraquarense no século XX”. Em 1982, foi homenageado com o Título de Cidadão Benemérito, através do Decreto nº 182.
Dotado de uma experiência magnífica e espírito solidário era referência de conhecimento da história da cidade e do Legislativo araraquarense. “Muito além de um funcionário do Legislativo araraquarense, Euripes foi um profundo conhecedor da Câmara, um educador dentro do Legislativo e um homem de caráter íntegro. A perda é irreparável para a Câmara e para sua família”, manifestou o atual presidente da Câmara, vereador Tenente Santana (MDB).
Reservado até no momento de receber uma homenagem, Euripes, na inauguração do busto, preparou o seguinte discurso, lido pela assessoria de imprensa:
“Senhor presidente Valderico Jóe, demais vereadores aqui presentes, autoridades, funcionários, meus amigos; mesmo avesso aos discursos e oratória, pelo meu próprio temperamento, não poderia deixar de agradecer essa homenagem que recebo e que me toca profundamente, principalmente porque parte de pessoas que eu respeito, admiro e pelas quais tenho verdadeira amizade. Por sinal, só estou mesmo usando a palavra para ressaltar o coleguismo e as manifestações de carinho que tenho recebido nesta Câmara Municipal, desde que aqui, há muitos anos atrás, iniciei humildemente as minhas atividades. Por isso, quero agradecer a todos que tornaram possível este meu sonho, aqui estou, desde a instalação da primeira Legislatura, no distante ano de 1948, após a redemocratização do Brasil, em 29 de outubro de 1945, com a queda do Estado Novo, imposto pelo regime discricionário em 18 de outubro de 1937. De lá, para cá, tive a honra de trabalhar e servir a vários presidentes que passaram por esta Casa:
1. José Clozel
2. José Amaral Velosa
3. Jorge Borges Corrêa
4. Mário Ananias
5. Otto Ernani Muller
6. Pedro Marão
7. José Galli
8. Hermínio Pagotto
9. José Mussi
10. João Vergara Gonzales
11. Álvaro Waldemar Colino
12. Flavio Ferraz de Carvalho
13. Wilmo Gonçalves
14. Miguel Tedde Nego
15. José Alberto Gonçalves
16. Rubens Bellardi Ferreira
17. Arnaldo Izique Caramuru
18. Gildo Merlos
19. Manoel Marques de Jesus Júnior
20. Geraldo Polezze
21. José Roberto Cardozo
22. Tadeu José Alves dos Santos
23. Omar de Souza e Silva
24. Valderico Jóe
25. Eduardo Lauand
26. Carlos Manço
27. Edna Martins
Durante esse espaço de tempo passaram por este Legislativo centenas de vereadores e suplentes, dos quais sempre fui alvo da maior consideração, respeito e amizade. Da mesma forma venho sendo tratado pelos componentes do atual corpo Legislativo. Gosto do que faço, isso talvez justifique minha dedicação extrema ao exercício de minhas funções, sempre norteadas no cumprimento das obrigações assumidas com este Poder Legislativo e, consequentemente, o município. Peço desculpas à minha família, eterna prejudicada, muitas vezes sem receber a atenção devida, em função das minhas obrigações, transformadas em sagrado dever, que tenho procurado cumprir. O meu abraço reconhecido a todos os funcionários desta Casa, aos que por aqui passaram, e a vocês, que atualmente procuram dar o melhor de si no desempenho de suas funções. Do mais humilde ao mais graduado, meus agradecimentos sinceros. Também externo os meus agradecimentos a todos os órgãos de comunicação indistintamente. Peço licença para dividir essa homenagem com minha família; com minha mãe e meu pai, já falecidos, com minha irmã e meu irmão, que também já deixaram esta terra. Compartilhando essa emoção com os demais irmãos, irmãs, sobrinhos e sobrinhas, que sempre souberam compreender meus atos e justificar a minha ausência, em função das minhas obrigações. Sem essa sólida amizade, sem este apoio, não teria sido possível alcançar os objetivos a que me propus. Obrigado a todos."
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal aprovou quatro projetos da Prefeitura (de cinco que estavam na pauta) na primeira Sessão Extraordinária do ano e da atual legislatura, na tarde desta quinta-feira (24), no Plenár...
O uso da cannabis medicinal foi o tema de uma Audiência Pública realizada na Câmara na noite de quarta-feira (23). O evento faz parte das atividades da terceira edição da “Semana Municipal em Defes...
Após receber denúncias da população sobre uma eventual suspensão da distribuição de cestas de hortifrúti, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou, no último dia 11, o Requerimento nº 642/2025 à Pre...
A criação da “Campanha Municipal Laço Branco – Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi aprovada em Sessão Ordinária na Câmara e será realizada em Araraquara na primeira...
O prazo para solicitar isenção ou redução de 50% na taxa de inscrição do vestibular da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) foi estendido até a próxima segunda-feira (28). O pedid...
No sábado (26), acontece o Dia “D” de vacinação contra a gripe em Araraquara. Das 8 às 13 horas, todos os postos de saúde estarão abertos, exceto a USF Indaiá, que está em reforma. O público-alvo i...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.