3374
Na noite da segunda-feira (12), aconteceu, em formato online, a primeira reunião de muitas programadas pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara juntamente com a Paulista Júnior Projetos & Consultoria, empresa contratada via licitação pelo Legislativo, para traçar as diretrizes da pesquisa Perfil da Mulher Araraquarense.
Presidido pela vereadora e presidenta da Frente, Fabi Virgílio (PT), o encontro contou com a participação da vereadora Luna Meyer (PDT), da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Município, Grasiela Lima, e de 12 mulheres representantes de instituições e da sociedade civil de Araraquara.
Na ocasião, a parlamentar falou sobre a necessidade de realizar e atualizar a pesquisa, uma vez que o último perfil da população feminina de Araraquara foi traçado há 10 anos e que, neste intervalo de tempo, a realidade vivenciada por mulheres cis (que se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascer) e mulheres trans (pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento) é bem diferente.
Ela enviou ofícios à presidência da Câmara, solicitando apoio da Mesa Diretora para efetuar a contratação da empresa, vencedora do processo de licitação, para realizar a atualização do Diagnóstico Situacional das Mulheres Araraquarenses. “Agradeço imensamente a Mesa Diretora desse biênio, Aluisio Boi, Thainara Faria, Lucas Grecco e Rafael de Angeli, por acatarem o pedido para a atualização desse diagnóstico importante e determinante para pautar políticas públicas para as mulheres em nossa cidade. Somente assim a gente avança”, reiterou a vereadora.
Um dos desafios da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres será a elaboração, junto com Paulista Júnior Projetos & Consultoria, do questionário que de antemão conterá 94 questões. O grupo vai definir também estratégias de abordagem das participantes, sugerindo mulheres como entrevistadoras para criar vínculos de confiança e acolhimento em relação às entrevistadas.
Contendo quatro eixos - socioeconômico, violência, saúde e qualidade de vida -, a pesquisa tem como objetivo traçar um perfil da mulher de Araraquara, apresentando se ela sofre violência, se tem conhecimento sobre os órgãos de defesa existentes no município e apontando características socioeconômicas, de saúde, qualidade de vida e consumo.
Outras reuniões serão agendadas com a empresa, sendo a próxima na terça-feira (20), para dar continuidade aos trabalhos e realizar alinhamentos para estruturação, validação e revisão dos questionários, bem como estabelecer logísticas de aplicação, tabulação, análise de dados e plano de ação.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.