3870
Na noite da segunda-feira (12), aconteceu, em formato online, a primeira reunião de muitas programadas pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara juntamente com a Paulista Júnior Projetos & Consultoria, empresa contratada via licitação pelo Legislativo, para traçar as diretrizes da pesquisa Perfil da Mulher Araraquarense.
Presidido pela vereadora e presidenta da Frente, Fabi Virgílio (PT), o encontro contou com a participação da vereadora Luna Meyer (PDT), da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Município, Grasiela Lima, e de 12 mulheres representantes de instituições e da sociedade civil de Araraquara.
Na ocasião, a parlamentar falou sobre a necessidade de realizar e atualizar a pesquisa, uma vez que o último perfil da população feminina de Araraquara foi traçado há 10 anos e que, neste intervalo de tempo, a realidade vivenciada por mulheres cis (que se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascer) e mulheres trans (pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento) é bem diferente.
Ela enviou ofícios à presidência da Câmara, solicitando apoio da Mesa Diretora para efetuar a contratação da empresa, vencedora do processo de licitação, para realizar a atualização do Diagnóstico Situacional das Mulheres Araraquarenses. “Agradeço imensamente a Mesa Diretora desse biênio, Aluisio Boi, Thainara Faria, Lucas Grecco e Rafael de Angeli, por acatarem o pedido para a atualização desse diagnóstico importante e determinante para pautar políticas públicas para as mulheres em nossa cidade. Somente assim a gente avança”, reiterou a vereadora.
Um dos desafios da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres será a elaboração, junto com Paulista Júnior Projetos & Consultoria, do questionário que de antemão conterá 94 questões. O grupo vai definir também estratégias de abordagem das participantes, sugerindo mulheres como entrevistadoras para criar vínculos de confiança e acolhimento em relação às entrevistadas.
Contendo quatro eixos - socioeconômico, violência, saúde e qualidade de vida -, a pesquisa tem como objetivo traçar um perfil da mulher de Araraquara, apresentando se ela sofre violência, se tem conhecimento sobre os órgãos de defesa existentes no município e apontando características socioeconômicas, de saúde, qualidade de vida e consumo.
Outras reuniões serão agendadas com a empresa, sendo a próxima na terça-feira (20), para dar continuidade aos trabalhos e realizar alinhamentos para estruturação, validação e revisão dos questionários, bem como estabelecer logísticas de aplicação, tabulação, análise de dados e plano de ação.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.