495
Após rompimento em 2015, que matou duas pessoas, o reservatório de água do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), localizado na Vila Xavier, foi demolido, mas voltou a preocupar os moradores da região devido à água acumulada no local. Diante disso, em janeiro, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), cobrou informações sobre a situação deste e dos demais reservatórios da cidade, conforme Requerimento nº 96/2022.
Os laudos técnicos solicitados pelo parlamentar foram entregues pela autarquia no dia 8 de março e estão disponíveis para consulta aqui. Além dos laudos, Angeli solicitou que o local que abrigou o reservatório passasse por limpeza e ainda questionou quando teriam sido feitas as últimas manutenções nos reservatórios do município.
Em resposta, o Daae informou que, em 2018, contratou uma empresa especializada para vistoriar todos os reservatórios de estrutura de concreto armado e argamassa de Araraquara. Ao todo, o município conta com 23 reservatórios com estrutura de concreto, 2 de argamassa e 26 metálicos, totalizando 51 reservatórios de água potável em funcionamento.
De acordo com os laudos, das 26 estruturas vistoriadas, seis apresentaram anomalias com grau de risco crítico, sendo recomendada a intervenção em curto prazo; sete apresentaram risco moderado; e as demais, risco mínimo. Segundo o Daae, uma empresa especializada foi contratada para a entrega dos projetos executivos de recuperação estrutural e impermeabilização de nove reservatórios, entregues em 2020, ao custo de R$ 11.961.247,62.
“No segundo semestre de 2020, o Daae, através da linha de financiamento do Finisa da Caixa Federal, pleiteou recursos para a execução completa de todos os nove projetos de recuperação dos reservatórios citados, no valor de R$ 13 milhões”, afirma o ofício, que cita ainda previsão de construção de mais quatro reservatórios no município.
De acordo ainda com a autarquia, em 2018, “foi efetuada a contratação de empresa especializada para realizar reparos em vazamentos existentes no Reservatório Elevado da Vila Xavier, bem como realizar a pintura impermeabilizante pela face externa do mesmo”.
A respeito especificamente do antigo reservatório na Vila Xavier, hoje desativado, o Daae informou que os restos de construção decorrentes da demolição foram retirados em 2019. Após o requerimento do vereador, a área foi aterrada no final de fevereiro, “evitando assim futuras reclamações que eram decorrentes do acúmulo de água na laje de fundo do reservatório demolido”, diz o ofício da autarquia.
Angeli acredita que a cobrança gerou bons resultados. “Ficamos satisfeitos que nossa cobrança, somada à da população, surtiu efeito sobre o problema e ele foi resolvido. Esperamos agora que o Daae também se atente aos outros reservatórios que apresentam riscos”, cobra e finaliza o parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 8 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental e médio. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PAT. Para se...
O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.