Notícias



Lei denomina ‘Professora Lourdes Prada’ CER no Valle Verde



816


Após aprovação por unanimidade na Câmara Municipal de Araraquara, foi sancionada pelo prefeito Edinho Silva (PT) a lei que denomina “Professora Lourdes Apparecida Carvalho Prada" o Centro de Educação e Recreação (CER) localizado à Rua Maria do Carmo Ferreira Granato, s/n°, esquina com a Avenida Carlos Alberto Fragnani, no bairro Residencial Valle Verde. A professora Lourdes Prada faleceu em 1º de março de 2018, aos 94 anos.

 

A indicação para a homenagem à professora foi do vereador Jéferson Yashuda (PSDB), que acompanhou os filhos da homenageada, Silvio Prada e Maria do Carmo, em ato solene para a promulgação da lei na sala de reuniões da Prefeitura na quinta-feira (12).

 

A professora nasceu em 2 de dezembro de 1923, na cidade de São Sebastião do Paraiso, no Estado de Minas Gerais. Aos 9 anos, chegou em Araraquara com seus pais e irmãs, se instalando no bairro do Carmo. Foi casada com Sylvio Prada, com quem teve três filhos: Ana Maria, José Silvio e Maria do Carmo; cinco netos: Silvia, Daniel, Fábio, Airen e Mariana; e quatro bisnetos: Lívia, Joaquim, Maria Thereza e Francisco.

 

A homenageada cursou o primário no Grupo Escolar “Antônio Joaquim de Carvalho”, o ginásio no Instituto de Educação “Bento De Abreu” (Ieba) e o magistério no Colégio Progresso. Sempre ativa e dinâmica, durante o ginásio jogava basquete pela escola, na juventude foi catequista na Igreja Nossa Senhora do Carmo, cantou no coro da Igreja e em eventos na Matriz de São Bento.

 

Os ideais pedagógicos, culturais e morais nortearam toda a sua vida. Iniciou sua carreira profissional fundando o Externato São José, localizado na Avenida Djalma Dutra, esquina com a Rua Expedicionários do Brasil. No Externato São José, se dedicou à educação dos pequenos araraquarenses do bairro, tendo como seu aluno o hoje membro da Academia Brasileira de Letras: Ignácio de Loyola Brandão.

 

Sempre à frente de sua época, ainda lecionou em mais locais, como Monjolinho, na cidade de Itápolis; Fazenda Salto Grande; Parque Infantil São José; Estação do Ouro; e Grupo Escolar “Antônio Lourenço Corrêa”, onde permaneceu até sua aposentadoria.

 

Alguns anos após se aposentar, foi residir na Rua Voluntários da Pátria, tendo como vizinha a Escola Estadual “Bento de Abreu” (EEBA), local escolhido por ela devido a sua paixão pelos alunos e pelas crianças, cujas vozes no recreio aqueciam seu coração.

 

Sua dedicação ao ensino se expressou não apenas nas salas de aula, mas também na dedicação para com todos que dela se aproximavam buscando conforto e amor.

 

Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)


Publicado em: 13 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...



Agenda Esportiva – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...



Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB recebe Diploma de Reconhecimento Público

20 de fevereiro de 2026

Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...



Chamamento público

20 de fevereiro de 2026

Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...



Vagas abertas (até 06/03)

20 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...



Cursos de idiomas (até 27/02)

20 de fevereiro de 2026

Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!