449
Com a live “Comunicação não violenta”, realizada na tarde da quarta-feira (18), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, em parceria com o setor de Gestão de Pessoal da Casa de Leis, discutiu como uma comunicação clara, assertiva e empática pode evitar mal-entendidos e conflitos, melhorando as relações pessoais e profissionais.
A abordagem do tema e as dicas ficaram por conta da consultora Juliana Maroto, que iniciou a conversa destacando a importância da capacidade de se dialogar com quem pensa diferente, com outras estratégias e escolhas. “A construção do viver junto, viver em comunidade, passa pela movimentação que o diálogo e a comunicação permitem fazermos.”
Juliana explicou que a comunicação não violenta (CNV) é uma abordagem criada pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, “que olha para a nossa forma de pensar, de nos relacionar e comunicar, agir e usar o poder. Ela nos permite olhar para um ponto comum entre os seres humanos, para termos vontade de colaborar”.
Principais atitudes
“Separar aquilo que interpreto, os meus julgamentos, da minha observação da realidade; reconhecer e ter vocabulário para nomear e expressar meus sentimentos; e tomar responsabilidade pelas minhas necessidades”, destacou a consultora como os principais elementos da comunicação não violenta.
Liderança
Juliana apontou que o líder é um ser humano que tem sentimentos. “Quanto mais crio relações com meus subordinados, com as pessoas com as quais trabalho, mais posso me colocar como ser humano. O líder, quando consegue se mostrar humano, se conecta com todos.”
Presença
“A CNV é quase que como uma prática de meditação, de me colocar no aqui e agora. Ela nos convida a estar presente, estar inteiro, presente para conseguir escutar o outro, e trazer a intenção de conexão”, finalizou a consultora.
Participaram da live a equipe da Escola do Legislativo, formada pelas servidoras Ana Paula Escamilha, Bruna Brasil e Alícia Gimenez, e a analista em Gestão de Pessoas da Câmara, Tatiane Ramos.
A conversa foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube) e o público pôde participar enviando perguntas.
A íntegra da live pode ser conferida aqui.
Sobre a palestrante
Juliana é sócia-facilitadora da Konekti, consultoria com foco na construção de vínculos e resolução de conflitos, em treinamento pelo Centro Internacional de Comunicação Não Violenta.
Publicado em: 19 de agosto de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de...
Conceitos de racismo e a importância do letramento racial foram alguns dos assuntos da palestra realizada no Plenário da Câmara na tarde de quinta-feira (26), que encerrou o ciclo de eventos com te...
A Escola do Legislativo (EL) realiza, nesta sexta-feira (27), às 15 horas, a palestra “Gestão de Resíduos, Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa e Consumo Responsável”. O evento, qu...
A Escola do Legislativo (EL) convida o público para um momento de reflexão e aprendizado sobre a importância do letramento racial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O encontro...
Na tarde desta segunda-feira (23), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “A Contribuição Científica dos Intelectuais Negros no Mundo”, organizada pela Escola do Legislativ...
Na próxima segunda-feira (23), às 16 horas, a Escola do Legislativo (EL) convida o público a conhecer e refletir sobre as contribuições históricas e contemporâneas de intelectuais negros nas ciênci...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.