Notícias



Militantes antirracistas são homenageados na Câmara

Cleuza Sueli Bueno da Silva e Carlos Nascimento receberam, respectivamente, prêmios 'Zumbi dos Palmares' e 'Doutor Laphayetti Alves'

2979


Na noite da quinta-feira (18), a Câmara realizou a 18ª edição do Prêmio “Zumbi dos Palmares” e a entrega do 4º Prêmio “Doutor Laphayetti Alves – Profissional Jurídico do Ano”, da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB Araraquara. O evento fez parte das celebrações do Mês da Consciência Negra.

 

O Grupo Cultural Netos de Bandim, diretamente de Guiné-Bissau na África, abriu a solenidade. Logo em seguida, sob a condução do vereador João Clemente (PSDB), a mesa oficial foi composta pelo vice-prefeito e secretário Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), pela presidenta do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), Ana Flávia Nunciato, por Cláudio Claudino, representando a Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB - 5ª Subseção Araraquara, pela homenageada do Prêmio “Zumbi dos Palmares” 2022, Cleuza Sueli Bueno da Silva, e pelo homenageado do Prêmio “Doutor Laphayetti Alves”, Carlos Nascimento.

 

Para o Prêmio “Zumbi dos Palmares”, a Câmara enviou ofício para as entidades representativas de diversos segmentos da sociedade, solicitando a indicação de uma pessoa que se destacasse em 2022 por sua atuação em defesa dos direitos dos negros e negras, no combate ao racismo e na construção de uma igualdade racial. Os nomes apontados foram submetidos ao Comcedir que, pelo voto da maioria dos integrantes, definiu Cleuza como a homenageada.

 

A premiação teve como objetivo valorizar o trabalho da ativista negra. “Zumbi dos Palmares é um dos grandes símbolos de luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil e contra o racismo. Por isso, estamos aqui para celebrar toda essa ancestralidade; por causa deles estamos aqui e resistimos até hoje”, reforçou Ana Flávia.

 

O legado de Cleuza no movimento negro e nas lutas sociais na cidade foi reconhecido por unanimidade por quem acompanhava a solenidade no Plenário. Desde a adolescência, a homenageada luta pelo protagonismo da população negra e pelo enfrentamento da desigualdade racial.

 

Para Clemente, “a palavra que me lembro quando falo da Cleuza é militante. Militar é lutar e chorar por uma causa. Sua militância funciona. E, por isso, Araraquara segue na luta antirracista e não vai parar”, enfatizou.

 

No entanto, a homenageada evidenciou que somente continua o que seus ancestrais começaram. “Os nossos passos vêm de longe. O que a gente faz é uma caminhada constante que começou lá atrás com os nossos avós e bisavós. Se hoje temos representantes no parlamento é porque nossos mais velhos começaram a luta de resistência”, frisou.

 

Por sua vez, o Prêmio “Doutor Laphayette Alves – Profissional Jurídico do Ano” teve como objetivo prestigiar quem se destacou profissionalmente e prestou relevantes serviços jurídicos na cidade. Carlos Nascimento, que já foi vereador na Câmara, trabalhou incansavelmente em pautas antirracistas no Legislativo Municipal. Ele, inclusive, é autor da lei que institui o Dia da Consciência Negra na cidade. Nas palavras do companheiro de luta Claudino, “um visionário do povo preto que há 15 anos abriu espaço para que pudéssemos estar aqui hoje”.

 

Mesmo após anos de luta, Nascimento reforçou a importância do posicionamento antirracista. “É contra o modelo de sociedade que normalizou e naturalizou e o racismo estrutural que devemos nos impor. Com a garra e o saber da história que nos é peculiar, com a apropriação da nossa história de resistência e com ações que apontem para uma nova configuração do letramento racial”.

 

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), Damiano parabenizou a Câmara pela solenidade. “Os dois homenageados lutam diariamente na construção de uma sociedade mais justa. As homenagens são um reconhecimento a tudo que vocês fizeram pela sociedade araraquarense”, finalizou.

 

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB), os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Paulo Landim (PT), a vereadora Fabi Virgílio (PT), a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, a assessora especial de Políticas LGBTQIA+, Erika Matheus, o presidente da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB 5ª Subseção Araraquara, Walle de Pádua Camargo Galdino, e o vereador de Rincão Clodoaldo de Oliveira Neto.

 

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.


Publicado em: 18 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 21/08

21 de agosto de 2025

              Aniversário da cidade               A programação cultural celebrando o aniversário de Araraquara tem início nesta quinta-feira (21), às 18 horas, com a Mostra de Curtas (Paulo Del...



Agenda Esportiva – 21/08

21 de agosto de 2025

  Futsal   Pela Liga Sul Minas de Futsal, a equipe masculina Sub-18 da Fundesport Araraquara enfrenta o líder Luiz Antônio, em Rincão (SP), na sexta-feira (22), às 20h40, encerrando a fase de gr...



Câmara participa de entregas de obras de ampliação de USFs do Ieda e do Paraíso

21 de agosto de 2025

  A manhã da terça-feira (19) trouxe boas novidades para os moradores das regiões das Unidades de Saúde da Família (USFs) “Prof. Dr. Tatsuko Sakima”, no Jardim Indaiá, e “Dr. José Ricardo de Carva...



PAT (21/08)

21 de agosto de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quinta-feira (21), a disponibilidade de 26 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante para produzir po...



Pedidos de isenção (19/08)

21 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...



Oficinas Culturais - 19/08

21 de agosto de 2025

As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025 até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!