Notícias



Militantes antirracistas são homenageados na Câmara

Cleuza Sueli Bueno da Silva e Carlos Nascimento receberam, respectivamente, prêmios “Zumbi dos Palmares” e “Doutor Laphayetti Alves”

222


Na noite da quinta-feira (18), a Câmara realizou a 18ª edição do Prêmio “Zumbi dos Palmares” e a entrega do 4º Prêmio “Doutor Laphayetti Alves – Profissional Jurídico do Ano”, da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB Araraquara. O evento fez parte das celebrações do Mês da Consciência Negra.

O Grupo Cultural Netos de Bandim, diretamente de Guiné-Bissau na África, abriu a solenidade. Logo em seguida, sob a condução do vereador João Clemente (PSDB), a mesa oficial foi composta pelo vice-prefeito e secretário Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), pela presidenta do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), Ana Flávia Nunciato, por Cláudio Claudino, representando a Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB - 5ª Subseção Araraquara, pela homenageada do Prêmio “Zumbi dos Palmares” 2022, Cleuza Sueli Bueno da Silva, e pelo homenageado do Prêmio “Doutor Laphayetti Alves”, Carlos Nascimento.

Para o Prêmio “Zumbi dos Palmares”, a Câmara enviou ofício para as entidades representativas de diversos segmentos da sociedade, solicitando a indicação de uma pessoa que se destacasse em 2022 por sua atuação em defesa dos direitos dos negros e negras, no combate ao racismo e na construção de uma igualdade racial. Os nomes apontados foram submetidos ao Comcedir que, pelo voto da maioria dos integrantes, definiu Cleuza como a homenageada.

A premiação teve como objetivo valorizar o trabalho da ativista negra. “Zumbi dos Palmares é um dos grandes símbolos de luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil e contra o racismo. Por isso, estamos aqui para celebrar toda essa ancestralidade; por causa deles estamos aqui e resistimos até hoje”, reforçou Ana Flávia.

O legado de Cleuza no movimento negro e nas lutas sociais na cidade foi reconhecido por unanimidade por quem acompanhava a solenidade no Plenário. Desde a adolescência, a homenageada luta pelo protagonismo da população negra e pelo enfrentamento da desigualdade racial.

Para Clemente, “a palavra que me lembro quando falo da Cleuza é militante. Militar é lutar e chorar por uma causa. Sua militância funciona. E, por isso, Araraquara segue na luta antirracista e não vai parar”, enfatizou.

No entanto, a homenageada evidenciou que somente continua o que seus ancestrais começaram. “Os nossos passos vêm de longe. O que a gente faz é uma caminhada constante que começou lá atrás com os nossos avós e bisavós. Se hoje temos representantes no parlamento é porque nossos mais velhos começaram a luta de resistência”, frisou.

Por sua vez, o Prêmio “Doutor Laphayette Alves – Profissional Jurídico do Ano” teve como objetivo prestigiar quem se destacou profissionalmente e prestou relevantes serviços jurídicos na cidade. Carlos Nascimento, que já foi vereador na Câmara, trabalhou incansavelmente em pautas antirracistas no Legislativo Municipal. Ele, inclusive, é autor da lei que institui o Dia da Consciência Negra na cidade. Nas palavras do companheiro de luta Claudino, “um visionário do povo preto que há 15 anos abriu espaço para que pudéssemos estar aqui hoje”.

Mesmo após anos de luta, Nascimento reforçou a importância do posicionamento antirracista. “É contra o modelo de sociedade que normalizou e naturalizou e o racismo estrutural que devemos nos impor. Com a garra e o saber da história que nos é peculiar, com a apropriação da nossa história de resistência e com ações que apontem para uma nova configuração do letramento racial”.

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), Damiano parabenizou a Câmara pela solenidade. “Os dois homenageados lutam diariamente na construção de uma sociedade mais justa. As homenagens são um reconhecimento a tudo que vocês fizeram pela sociedade araraquarense”, finalizou.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB), os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Paulo Landim (PT), a vereadora Fabi Virgílio (PT), a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, a assessora especial de Políticas LGBTQIA+, Erika Matheus, o presidente da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB 5ª Subseção Araraquara, Walle de Pádua Camargo Galdino, e o vereador de Rincão Clodoaldo de Oliveira Neto.

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.


Publicado em: 18 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!