Notícias



Ministério afirma que defensivo relacionado a morte de abelhas tem restrições de uso

Informações sobre aplicação do inseticida Fipronil foram passadas em resposta a requerimento enviado pelo vereador João Clemente (PSDB)

1497


Em outubro, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou o Requerimento nº 788/2023, destinado ao Governo Federal, no qual pediu aos Ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar que apurassem a relação do inseticida Fipronil com a morte de abelhas e outros polinizadores registrada em diversas regiões do país.

No documento enviado, o parlamentar destacou que o produto costuma ser usado no controle de pragas em diversas culturas agrícolas e, apesar de ter sido banido pelos países da União Europeia, ele continua sendo aplicado nas lavouras brasileiras.

Entre as questões levantadas por Clemente, está o uso de doses seguras para evitar mortalidade de outros insetos, defensivos com menor grau de toxidade que poderiam substituir o Fipronil e a existência de campanhas informativas relacionando a conexão entre o agrotóxico e a letalidade para as abelhas.

A Nota Técnica emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e assinada por José Victor Torres Alves Costa, coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, informou que em 2012 o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou comunicado proibindo em todo o Brasil, de maneira preventiva, a aplicação aérea de produtos que tivessem em sua constituição Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil. O informativo ainda traz outras recomendações de manejo e afirma que os compostos citados estão em processo de reavaliação ambiental, por terem sido associados à morte de abelhas.

Sobre a responsabilidade de estabelecer a relação entre o inseticida e o extermínio de polinizadores, Costa ressalta que isso é de competência estadual e que as investigações dos episódios acontecem após o registro de denúncia, que pode ser anônima, na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria-Geral da União.

Em relação à quantidade de uso segura para evitar a morte de abelhas, o coordenador ressalta que quando “utilizado conforme indicado na bula, rótulo e restrições mencionadas anteriormente, o uso do produto é admitido até novas deliberações em sentido contrário”. Ele continua suas explicações afirmando também que não há alternativas efetivas a este defensivo e nem outras opções registradas no país para o controle de Acromyrmex landolti e outras formigas.

Quanto à criação de campanhas informativas, a coordenadoria entende que, embora seja uma ação conveniente, ela não faz parte de suas atribuições e que, devido à abrangência do tema, seria necessário consultar outros setores do Mapa para a discussão.


Publicado em: 09 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Comunicador Alceu Patrício é homenageado com Título de Cidadão Araraquarense

11 de dezembro de 2025

  Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos.   A homenagem foi propo...



Concurso Daae

11 de dezembro de 2025

O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...



Santo Onofrezinho (21/12)

11 de dezembro de 2025

A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...



Vacinação gestantes (11/12)

11 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Mulher Segura (11/12)

11 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Araraquara implantou 1,2 mil rampas de acessibilidade nos últimos 7 anos

10 de dezembro de 2025

No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!