375
Na sexta-feira (19), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve no Jardim Eliana, a pedido do morador Robinson Castro, que desejava apresentar ao parlamentar uma série de demandas e questionamentos direcionados ao Executivo. “Este contato direto com a população é essencial para o nosso mandato, pois, como vereadores, somos a ponte do munícipe com o poder público”, declara o parlamentar.
Boa parte dos problemas apontados por Castro se refere a zeladoria, mais especificamente, terrenos sem manutenção, bueiros entupidos e, principalmente, asfaltamento. Segundo o morador, muitos buracos tapados nas ruas são reabertos na primeira chuva, às vezes, no dia seguinte. “É um trabalho inútil, é como jogar dinheiro diretamente no bueiro”, entende. Ele mencionou também problemas com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), referentes a buracos abertos para fazer a manutenção da tubulação que levaram muito tempo para serem fechados, chegando a oito meses em um caso específico. Também no tocante ao Daae, Castro sugere que haja mais coordenação entre a autarquia e a Secretaria de Obras e Serviços. “Já aconteceu de a Secretaria de Obras arrumar a rua num dia e, poucos dias depois, o Daae abrir um buraco para fazer um trabalho programado, não de emergência. Não seria o caso de se falar antes, para que um não estrague o trabalho do outro?”, questiona. “Em várias ruas do bairro, não adianta mais fazer tapa-buracos, porque o asfalto já esfarelou. Precisamos de recapeamento”, sugere o morador, que salienta que não está pedindo outra operação de tapa-buracos. “O que peço é uma revisão urgente dos contratos da Prefeitura com os prestadores de serviços de asfaltamento e tapa-buraco, porque não é normal que um trabalho realizado seja perdido em tão pouco tempo. É preciso fazer a obra bem-feita e uma vez só, para depois cuidar apenas da manutenção."
Praça e quadra esportiva
O morador solicitou que Angeli verifique a possibilidade de obter zeladoria para a Praça “Manoel Rodrigues de Farias”, em frente à Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Rafael de Medina”. “Poderia ser um programa com aposentados, por exemplo, temos muitos aqui na vizinhança”, diz, apontando também a necessidade de manutenção dos brinquedos e aparelhos para exercícios e de troca de areia no playground.
A quadra de esportes do Jardim Martinez também preocupa os moradores, segundo Castro. No momento, o local está abandonado e sendo frequentado por viciados em drogas. A presença de famílias e crianças é inviável no local”, informa.
Linhão e CER
Outra questão levantada por Castro foi a possibilidade de implantar áreas verdes nas linhas de transmissão da CPFL Energia, ou fazer abertura de ruas para facilitar o uso das áreas pela população. O tema já foi discutido por Angeli com a Prefeitura e a CPFL. “Fizemos uma matéria para a TV Câmara sobre este assunto, além de requerimento ao Executivo cobrando explicações e soluções para todo o ‘linhão’ que corta a cidade. Estamos aguardando respostas”, explica o vereador.
Angeli também está em contato com o Executivo para resolver outro problema apontado pelo morador: a existência de um terreno sem utilização entre o Lar da Criança Renascer (Orfanato Renascer) e o Centro de Educação e Recreação (CER) “Professora Amélia Fávero Manini”. O morador se queixou de mato alto, situação recorrente, e do descarte irregular de inservíveis feito no local. “A ideia é instalar no espaço uma horta comunitária. A sugestão já está em estudo na Prefeitura desde o início de 2018 e estamos torcendo e cobrando para que seja liberado e concluído em breve”, adianta Angeli.
Sugestões
Além dos problemas apontados e questionamentos levantados, o munícipe sugeriu que o parlamentar levasse algumas sugestões ao Executivo. Uma delas é a retomada do projeto Ilumina Araraquara. “Não vimos mais ações nesse sentido. Seria interessante iluminar com lâmpadas de LED a entrada da cidade e bairros que contam com iluminação insuficiente e antiquada”, observa Castro.
Ele também propôs a instalação de câmeras nas proximidades do residencial Villagio do Sol, no Jardim Água Branca, para identificar autores de descarte irregular de lixo e entulho na rua que passa atrás do condomínio. “Também gostaria de verificar a possibilidade de cercar e fazer um passeio no entorno do Córrego da Água Branca.”
Castro sugeriu ainda a instalação de caçambas solidárias nos bairros mais distantes do Centro. “Há pessoas que não têm carro para levar seu entulho aos bolsões e pessoas que não podem pagar por uma caçamba privada. As caçambas solidárias poderiam contribuir para melhorar a situação em bairros com altas taxas de descarte irregular.”
Encaminhamentos
Angeli encaminhará as demandas do morador à Prefeitura, na forma de indicações e requerimentos. “O Sr. Robinson é um grande exemplo de munícipe, que sabe dos deveres e luta pelos direitos de todo o bairro. O nosso trabalho agora será o de mostrar os problemas às secretarias responsáveis e cobrar soluções”, conclui.
Fotos disponíveis em aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 8 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental e médio. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PAT. Para se...
O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.