1175
Pelo segundo ano consecutivo, os nascimentos dos novos araraquarenses são celebrados com o plantio de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O programa “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore” promoveu, na manhã desta segunda-feira (12), o plantio de 1.997 árvores no Rodoanel Norte-Oeste “Dr. Otávio Arruda Camargo”, no Jardim Paraíso.
“A primeira rua, dos dois lados, é toda de ipê roxo. Imaginem como vai ficar bonito este terreno aqui”, comemora o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Porsani. “Um dia o Joaquim vai passar por aqui e ver a árvore que a mamãe plantou em nome dele”, acrescenta, referindo-se a um dos bebês presentes à cerimônia que marcou a realização do programa.
A mãe de Joaquim, Laís Stéfani Bruno, ocupou a frente de honra representando as mães das crianças nascidas entre janeiro e setembro de 2022: “Que esta homenagem ao nascimento do meu filho possa ser um incentivo para o cuidado com o meio ambiente”, comemora.
O projeto, que virou a Lei 10.050/2020, nasceu na Câmara Municipal por proposta de Porsani, então vereador. “É muito bom quando a gente vota um projeto na Câmara e ele se materializa”, aponta o presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), que completa: “Estamos terminando um ano muito difícil, de desemprego, perdas de vidas e outros sofrimentos. Que possamos cuidar uns dos outros como essas mães vão cuidar das crianças e a cidade vai cuidar das árvores. É o meu desejo para o novo ciclo que está chegando em 2023”.
Durante o evento, Porsani explicou que o ponto mais sensível do programa é a manutenção das plantas, que foram mais uma vez doadas pela Usina Santa Cruz. Para isso, a Secretaria firmou parceria com a empresa Dantas Ambiental, responsável pelos cuidados das plantas por três anos, período após o qual terão condições de continuar o próprio desenvolvimento.
O envolvimento da comunidade, porém, é fundamental para o sucesso do programa, como lembra o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas): “O simbolismo do projeto é muito forte: cada bebê nascido é uma nova vida, é o futuro materializado nessas árvores. É muito importante que a população nos ajude a preservar esse espaço, pois o meio ambiente é responsabilidade de todos nós”.
O encontro de hoje marcou a terceira fase do programa. No ano passado, foram plantadas 2.227 mudas, referentes aos nascimentos entre março e dezembro de 2021. No total, já foram plantadas 5.493 árvores desde o início do projeto.
Participaram do evento os vereadores Paulo Landim (PT) e Carlão do Joia (Patriota), além de representantes do Executivo e servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oficina Desde pequenos desenhos até as iniciais do seu nome, você pode expressar sua criatividade através da criação de um penduricalho têxtil utilizando tecidos e pontos de bordado! Este é o mome...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.