1366
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A honraria foi proposta pelo vereador e vice-presidente da Casa, Michel Kary (PL), e pela vereadora Fabi Virgílio (PT).
“Aqui é um lugar familiar. Quando cheguei aqui fui muito bem recebido. Vocês têm um papel fundamental em Araraquara, uma representatividade cultural que é a maior da cidade. Fico imaginando em 67 anos o tanto de pessoas que vocês ajudaram na história. Em 28 anos de Tanabata, quantas famílias vocês não ajudaram com o Fundo Social”, disse Kary, que na ocasião também representou o presidente da Casa de Leis, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
Para o prefeito Dr. Lapena (PL), a Nipo tem uma relevância imensa na preservação das tradições, dos costumes e da cultura. “Araraquara agradece por tudo o que foi feito por seus antepassados, e o que vocês, seus filhos e netos ainda farão por essa cidade.”
O presidente da Nipo, Leandro Shinzato, agradeceu a homenagem e destacou que a indicação coroa um trabalho de esforço árduo, com muita dedicação, amizade e amor pelos sócios, diretores e presidentes que passaram pela entidade ao longo dos anos. “É um reconhecimento da luta e dificuldades que enfrentaram para que a Nipo hoje tenha esse destaque. A associação foi criada pela colônia japonesa com o intuito de preservar seus valores, de se apoiarem e se ajudarem uns aos outros, além de levar um pouco dos seus costumes e tradições à sociedade que sempre nos acolheu.”
As palavras finais couberam à diretora cultural da Nipo, Leiko Hanai. “A nossa associação não morreu porque a turma de jovens formou a diretoria e a fez crescer muito. Quero destacar que a nossa diretoria está junto com o Fundo Social de Solidariedade.”
Também participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daiana Lapena, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, Jéferson Yashuda.
Sobre a instituição
Fundada em 30 de outubro de 1957, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira é uma entidade sem fins lucrativos que preserva e promove a cultura japonesa em Araraquara.
Dirigida por voluntários descendentes de imigrantes japoneses, destaca-se por suas ações culturais, esportivas e sociais.
Realiza eventos tradicionais como o “Tanabata”, o “Shinnenkai” e “Keirokai”, além de competições esportivas, como o “Torneio 22 de Agosto”.
A associação também atua em projetos sociais, arrecadando alimentos para entidades locais.
Saiba mais da história da Nipo aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...
A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...
Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...
Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...
O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...
Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.