628
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A honraria foi proposta pelo vereador e vice-presidente da Casa, Michel Kary (PL), e pela vereadora Fabi Virgílio (PT).
“Aqui é um lugar familiar. Quando cheguei aqui fui muito bem recebido. Vocês têm um papel fundamental em Araraquara, uma representatividade cultural que é a maior da cidade. Fico imaginando em 67 anos o tanto de pessoas que vocês ajudaram na história. Em 28 anos de Tanabata, quantas famílias vocês não ajudaram com o Fundo Social”, disse Kary, que na ocasião também representou o presidente da Casa de Leis, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
Para o prefeito Dr. Lapena (PL), a Nipo tem uma relevância imensa na preservação das tradições, dos costumes e da cultura. “Araraquara agradece por tudo o que foi feito por seus antepassados, e o que vocês, seus filhos e netos ainda farão por essa cidade.”
O presidente da Nipo, Leandro Shinzato, agradeceu a homenagem e destacou que a indicação coroa um trabalho de esforço árduo, com muita dedicação, amizade e amor pelos sócios, diretores e presidentes que passaram pela entidade ao longo dos anos. “É um reconhecimento da luta e dificuldades que enfrentaram para que a Nipo hoje tenha esse destaque. A associação foi criada pela colônia japonesa com o intuito de preservar seus valores, de se apoiarem e se ajudarem uns aos outros, além de levar um pouco dos seus costumes e tradições à sociedade que sempre nos acolheu.”
As palavras finais couberam à diretora cultural da Nipo, Leiko Hanai. “A nossa associação não morreu porque a turma de jovens formou a diretoria e a fez crescer muito. Quero destacar que a nossa diretoria está junto com o Fundo Social de Solidariedade.”
Também participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daiana Lapena, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, Jéferson Yashuda.
Sobre a instituição
Fundada em 30 de outubro de 1957, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira é uma entidade sem fins lucrativos que preserva e promove a cultura japonesa em Araraquara.
Dirigida por voluntários descendentes de imigrantes japoneses, destaca-se por suas ações culturais, esportivas e sociais.
Realiza eventos tradicionais como o “Tanabata”, o “Shinnenkai” e “Keirokai”, além de competições esportivas, como o “Torneio 22 de Agosto”.
A associação também atua em projetos sociais, arrecadando alimentos para entidades locais.
Saiba mais da história da Nipo aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
De acordo com levantamento da Prefeitura, 47 Centros de Educação e Recreação (CERs) possuem microondas e geladeira para alimentação de servidores. Seis unidades ainda não têm espaços adaptados e um...
A Campanha Permanente de Prevenção do Câncer Ginecológico e Mamário será realizada em Araraquara todo mês de outubro, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara na Sessão Ordinária desta terça...
O Projeto de Lei nº 146/2025, que institui o selo “Empresa Amiga do Cuidado Infantojuvenil” em Araraquara, foi aprovado em votação simbólica na 31ª Sessão Ordinária da legislatura, r...
Estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) poderão ingressar portando alimentos para consumo próprio e utensílios de uso pessoal em estabelecimentos de ensino públicos e privados de Ara...
Memórias guardadas durante décadas por Américo Borges, economista, músico e entusiasta das artes, estão disponíveis para visitação da população de Araraquara na exposição “Seu Américo Vive – Ace...
Na tarde desta quarta-feira (3), no Plenário da Câmara Municipal, foi a vez de Controladoria-Geral, Procuradoria-Geral e Legislativo apresentarem seus planejamentos para os próximos quatro anos....
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.