Notícias



Nota da Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara



Publicado por: Foto: ACidadeOn

96


A Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara, que tem como objetivo tornar permanentes as discussões sobre o combate ao racismo na cidade de Araraquara, vem por meio da presente repudiar o ato racista direcionado às proprietárias do estabelecimento comercial de natureza salão de beleza localizado na Rua Humaitá, região central de Araraquara, no dia 31 de dezembro de 2021.

Na data citada, o portão de acesso ao salão de beleza foi pichado com ofensas de cunho racista. Em meados de 2021, o salão já havia sido alvo de outras ofensas de mesma natureza, qual seja, racista.

Os ataques racistas vêm ocorrendo desde que as proprietárias do salão de beleza instalaram um outdoor em frente ao estabelecimento, no qual quatro mulheres são retratadas. A ideia era contemplar toda a diversidade e beleza feminina e, assim, uma das mulheres retratadas no mural era negra.

A Frente Parlamentar Antirracista vem a público manifestar todo o seu apoio às proprietárias do salão de beleza alvo dos ataques e ofensas racistas, bem como, e com ênfase, à mulher negra especificamente alvo dos insultos.

O princípio da dignidade da pessoa humana, comum de toda a Constituição Federal de 1988, norteia todo o arcabouço normativo brasileiro. Nesse ínterim, o artigo 3º da Carta Magna traz, em sua essência, como objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, “construir uma sociedade livre, justa e solidária” e promover o bem de todos, sem preconceito de raça.

Desse modo, qualquer ato de cunho racista, seja por qualquer meio, não pode ser admitido, e precisa ser noticiado à autoridade policial, a priori numa Delegacia de Polícia Civil. Também o Município de Araraquara possui uma rede de proteção e apoio a pessoas vítimas de ataques racistas.

Consciência e ação devem pautar os trabalhos desta Frente Parlamentar, que demarcará na Câmara de Araraquara um trabalho combativo, sem admitir nenhum retrocesso contra os direitos da população negra, com o objetivo de eliminar o racismo estrutural e institucional historicamente presente na sociedade.

 

A Frente Parlamentar Antirracista é composta pela vereadora Thainara Faria (PT) e os vereadores João Clemente (PSDB) e Guilherme Bianco (PCdoB). O documento é assinado também pela vereadora Fabi Virgílio (PT).


Publicado em: 07 de janeiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!