387
Após a realização da Sessão Oficial do Parlamento Jovem (PJ) de 2022, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara segue trabalhando para aproximar ainda mais os jovens da política e, consequentemente, fazê-la instrumento de mudança da realidade da população.
No dia em que estudantes do nono ano foram vereadores por um dia, eles apresentaram proposituras como projetos de lei, requerimentos e indicações referentes a demandas de inúmeros bairros da cidade. Na ocasião, os parlamentares eleitos em Araraquara ouviram as reivindicações e registraram os documentos necessários. Agora, uma nova etapa tem como objetivo transformar as ideias em realidade.
"O próximo passo do Parlamento Jovem é encaminharmos para o plenário os projetos de lei, e para o Executivo as indicações. Além disso, mediaremos a ida dos representantes da Prefeitura até as escolas para que os alunos possam ver a administração pública atuando na prática. É absolutamente importante que o estudante que participou do PJ veja sua ideia virar realidade, é o que dá materialidade a todo o processo pedagógico do projeto”, argumenta o presidente da EL, vereador Guilherme Bianco (PCdoB).
O trabalho prático já começou a ser feito, com o atendimento de algumas indicações. A próxima etapa será agendar uma visita dos secretários municipais, vereadores padrinhos e a equipe da EL às escolas para conversar sobre os resultados dos trabalhos.
Até o momento foram executadas três indicações. São elas:
Indicação nº 02/2022, elaborada pelos alunos da Escola Estadual “João Batista de Oliveira”, que solicita vagas exclusivas para o transporte escolar em frente à instituição.
Indicação nº 03/2022, de autoria dos estudantes da Escola Estadual “João Manoel do Amaral”, que requer a manutenção de sinalização de trânsito nos arredores da escola.
Indicação nº 06/2022, sugerida pelos alunos da Escola Estadual “Vereador Carlos Roberto Marques”, que transforma a via da escola de mão dupla para mão única.
As visitas às demais instituições serão agendadas conforme disponibilidade de alunos, professores e secretários municipais.
São cinco os projetos, de autoria dos estudantes, que foram aprovados durante a Sessão Oficial do PJ. Seguindo os trâmites propostos no Regimento Interno da Câmara, os projetos serão encaminhados pela Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para que sejam votados pelos vereadores eleitos em Sessões Ordinárias ou, se necessário, em Sessões Extraordinárias.
Para a assistente técnica da EL, Ana Paula Kuwana, esta etapa encerra um processo de mais de seis meses de trabalho.
Publicado em: 10 de agosto de 2022
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o cur...
Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso...
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...
O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...
Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...
A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.