Publicado por: Foto: Prefeitura de Rio Negrinho/SC
643
Em requerimento encaminhado à Prefeitura no final de abril, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pediu informações sobre a realização e o agendamento de exames de ressonância magnética no município.
“Esse tipo de exame é importante para o diagnóstico de diversas condições de saúde, e foram relatadas dificuldades no acesso a esse serviço”, argumenta a parlamentar.
No documento, ela pergunta qual é o tempo médio atual de espera para o agendamento e para a realização dos exames de ressonância magnética na rede pública municipal; quantos exames de ressonância foram realizados nos últimos seis meses, mês a mês; qual é a demanda reprimida atualmente, ou seja, quantos pacientes aguardam na fila por esse tipo de exame; e qual é o procedimento recomendado aos pacientes que não conseguem agendar o exame dentro de um prazo razoável.
“Os exames de ressonância magnética são essenciais para diagnósticos mais precisos e, por isso, é importante assegurar que a população tenha acesso a esse serviço de forma adequada. Diante de relatos sobre a existência de prazos prolongados para o agendamento e realização dos exames, buscamos informações atualizadas para que se possa compreender melhor a situação e, se necessário, propor medidas que contribuam para a melhoria do atendimento”, detalha Filipa.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que, atualmente, para os casos sem prioridade clínica, o tempo médio de espera para agendamento e realização do exame de ressonância magnética é de aproximadamente oito meses.
Sobre o número de exames nos últimos seis meses, a pasta detalha que foram 187 em novembro, 197 em dezembro, 208 em janeiro, 162 em fevereiro, 197 em março e 189 em abril.
De acordo com a Secretaria, a demanda reprimida atual, ou seja, o número de solicitações aguardando agendamento, totaliza 1.484 pedidos de exame. “Todas as solicitações passam por análise criteriosa da equipe de regulação. Os casos com indicação de prioridade, como pacientes oncológicos e em pós-operatório, são avaliados com celeridade, e o prazo médio de agendamento para esses casos é de até 60 dias. Os demais são atendidos conforme a ordem cronológica de entrada no sistema”, explica.
A pasta recomenda que, havendo alteração no quadro clínico do paciente após a solicitação inicial, este procure a unidade de saúde de referência para nova avaliação médica, para possível reclassificação de prioridade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara realiza, na segunda-feira (21), às 18 horas, no Plenário, a Audiência Pública “Diabetes Tipo 1 – Araraquara na luta por direitos”. O debate foi convo...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com vagas abertas para diferentes funções, como ajudante de obra, eletricista predial, encanador, garçom, recepcionista de hotel, vend...
O Centro de Controle de Zoonoses realiza vacinação gratuita contra a raiva para cães e gatos no Parque Pinheirinho, sempre às quartas-feiras, das 8 às 15 horas, exceto feriados. A aplicação é por o...
A economia criativa movimenta o Parque Infantil no sábado (19), das 10 às 19 horas, com as feiras “Pets & Cia.” e “Tô em Casa”. O evento conta com atrações para todas as idades, com opções de gastr...
A instalação de semáforos no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Monteiro Lobato, na área central da cidade, foi sugerida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), por meio d...
A implantação de um novo empreendimento imobiliário em uma área de recarga do Aquífero Guarani, na região leste de Araraquara, deverá obedecer a exigências ambientais, de acordo com resposta da...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.