Notícias



Parceria da Escola do Legislativo e Fundação Araporã visa valorizar temática indígena



507


A Escola do Legislativo de Araraquara e a Fundação Araporã firmaram parceria em reunião realizada na quinta-feira (26), no Anexo da Câmara Municipal “Vereadora Deodata do Amaral”, com a participação da presidente da Escola do Legislativo (EL), vereadora Edna Martins (PV), da diretora Acadêmica da EL, Alessandra Santos Nascimento, e dos representantes da Araporã, Robson Rodrigues (presidente), Graziela Lima (vice-presidente), Felipe Dias e Guilherme Cardoso (membros da Fundação).

 

A Fundação Araporã é uma instituição civil que tem por objetivos o desenvolvimento de pesquisas e cursos de formação na área da temática indígena e atua em parceria com instituições como o Mapa – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – e o Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”.

 

A Fundação buscou parceria com a Escola do Legislativo por existir afinidades nos objetivos do processo educacional para a cidadania com respeito à diversidade cultural.

 

A diretora Acadêmica da EL, Alessandra Nascimento, lembra que a Lei nº 11.645/08 traz a necessidade de repensar o ensino de história, exigindo que as escolas e os educadores sejam capazes de promover diálogos interculturais enfocando a história das populações indígenas do Brasil com a perspectiva de sujeitos dessa história.

 

Ficou acertado que a primeira atividade em parceria será a promoção de um Concurso de Redação cujo tema envolverá os povos indígenas. A Escola do Legislativo foi vista como instituição importante para articular e aproximar a Fundação de instituições que trabalham com a educação pública em Araraquara, a saber: Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação.

 

A promoção do Concurso de Redação será o ponto de partida de um trabalho com a temática indígena em Araraquara – atualmente restrita ao espaço acadêmico da universidade – para sensibilizar estudantes e seus familiares, professores e gestores escolares a respeito da existência de uma história da população indígena no município.

 

Edna Martins falou da importância do resgate da história dos povos indígenas.  “A proposta do Concurso com a temática indígena possibilita que a diversidade cultural e étnico-racial seja trabalhada de forma a promover o reconhecimento das contribuições culturais e sociais desses povos e sua inserção como cidadãos. Como a Escola do Legislativo também se preocupa com a valorização da diversidade é oportuno que ela e a Fundação Araporã possam trabalhar em parceria, afinal, ambas reconhecem a importância dessa abordagem para a educação”, afirmou.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola do Legislativo realiza palestra ‘Desconstruindo o TEA’

08 de setembro de 2025

A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).   Com uma abordagem baseada em Neurop...



Fórum sobre TDAH e Altas Habilidades/Superdotação se encerra com foco em aprendizagem e emoções

02 de setembro de 2025

Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Défic...



Educação e disfunções sensoriais abrem fórum sobre TDAH e altas habilidades na Câmara

01 de setembro de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As ativid...



2ª fase do Parlamento Jovem 2025 termina com curso e oficina na Câmara

29 de agosto de 2025

Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parl...



Parlamento Jovem 2025: ‘Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo’ iniciam segunda fase do projeto

21 de agosto de 2025

Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20).   Alunos e p...



Ciclo de palestras na Câmara debaterá TDAH, superdotação e altas habilidades

21 de agosto de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão serão os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) este mês. As atividades acontecerão no Plenário da Câmara e integram o...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!