384
O programa Via Rápida, do Governo do Estado de São Paulo, oferece em Araraquara, em parceria com a Prefeitura Municipal, vários cursos profissionalizantes gratuitos.
São oferecidas 25 vagas por curso, com carga horária de 160 horas, que serão realizados de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde ou noite, no Centro Paula Souza. Com o apoio da Prefeitura, as aulas são para cuidador de idosos, paisagismo, organização de eventos, grafite e confeiteiro. O prazo para a inscrição termina em 6 de março e a previsão de início dos cursos é dia 10. Todos serão ministrados e certificados pelo Centro Paula Souza. As inscrições estão abertas no site www.viarapida.sp.gov.br.
A articulação para que o Governo do Estado firmasse a parceria com a Prefeitura foi feita pelo vereador Jéferson Yashuda (PSDB) e pela deputada estadual Márcia Lia (PT), visando ampliar as ofertas de capacitação de jovens e adultos na cidade.
“Esse trabalho teve início em maio de 2018, quando a Câmara Municipal aprovou o Requerimento nº 727/2018, de minha autoria, endereçado ao então governador Márcio França, ao então secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação, Janio Benith, e aos deputados estaduais Roberto Massafera (PSDB) e Márcia Lia (PT), solicitando a implantação em Araraquara de uma unidade da Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri)”, lembra Yashuda, que posteriormente também apresentou a Indicação nº 3797/2019.
Em novembro de 2018, o parlamentar e a deputada se reuniram com o então secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Camarinha, que sinalizou positivamente para a instalação de uma Etecri em Araraquara. Com a mudança do governo, o pleito foi retomado em reunião no mês de agosto de 2019 entre Yashuda, a deputada e secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva.
“A secretária nos apresentou os novos programas da Secretaria, entre os quais o São Paulo Criativo, uma iniciativa com enfoque na qualificação profissional para o desenvolvimento da criatividade, em um ambiente de aprendizagem que favorece a inovação e o empreendedorismo, contribuindo com a geração de emprego e renda nas áreas de tecnologia, design, artes, gastronomia, arquitetura, marketing digital, dentre outras que compõem o setor da economia criativa. A secretária Patrícia Ellen colocou todos os cursos da Secretaria à nossa disposição e nos explicou que tem potencial para atender uma grande demanda e que quer ser procurada pelas prefeituras para poder levar a maior quantidade de cursos para o Interior do Estado”, disse Yashuda.
O Estado também verifica a vocação do mercado na região antes da oferta dos cursos. “Assim, para conhecer melhor a demanda por cursos no município também fizemos uma reunião com a coordenadora de Economia Solidária, Camila Capacle, e com o coordenador de Gestão Governamental da Gerência de Captação de Recursos e Convênios, Ernesto Rebuglio Vellosa”, explicou o vereador.
Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
No fim de junho deste ano, a vereadora Filipa Brunelli (PT) questionou a Prefeitura sobre a gestão da saúde pública municipal. O pedido foi motivado pela insatisfação com a resposta anterior ao Req...
Em Indicação encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) sugere a contratação de técnicos de enfermagem para atuarem diretamente nas recepções das Unidades de P...
Com apuração dos fatos iniciada em março deste ano pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal, o caso de “rachadinha” envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) será...
A Câmara realizou, na noite de quarta-feira (13), a Audiência Pública “Sobre lei municipal para fabricação de carros de aplicativo até 10 anos”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL...
Entre os meses de maio e junho deste ano, a comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradeli Malara”, no Selmi Dei, relatou ao gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) ep...
A vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou, por meio de um documento, informações detalhadas sobre as obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro e sua relação com o Plano de Reurbanização da Orla Fe...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.