387
Durante o ano de 2024, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara deu sequência a seu trabalho de formação cidadã e realizou fóruns municipais, cursos, palestras, podcasts e os projetos Parlamento Jovem e Visite a Câmara. Ao todo, 2.093 pessoas participaram dos eventos.
No Parlamento Jovem, 46 turmas do 9º ano do ensino fundamental de 35 escolas estaduais, municipais e particulares da cidade estiveram envolvidas no projeto, totalizando cerca de 900 alunos. Durante sete meses, os jovens estiveram na Câmara e acompanharam diversas atividades, como cursos e oficinas.
A fase final do Parlamento Jovem selecionou 18 escolas. Cada estabelecimento de ensino indicou dois estudantes que atuaram como vereadores jovens, sendo um titular e outro suplente. Eles elaboraram 13 indicações, quatro requerimentos e um projeto de lei, além de participarem de uma sessão oficial com presença dos vereadores.
No Visite a Câmara, moradores de Araraquara podem conhecer a estrutura física da Casa de Leis e participar de uma palestra sobre o funcionamento e o papel do Legislativo na sociedade. Em 2024, 189 pessoas estiveram em 13 visitas — turmas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Araraquara), do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), do Colégio Conexão e da Ordem DeMolay.
Ao longo do ano, a Escola do Legislativo realizou 15 fóruns municipais temáticos e educativos, o que inclui palestras, cursos ou podcasts. No caso dos podcasts, foram sete episódios gravados — que estão disponíveis no Spotify da EL e no YouTube da TV Câmara.
Também foram organizadas três exposições: “Mulheres Inspiradoras – Trajetórias de sucesso”, “(Re)Conectar é um ato de coragem” e a “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense”.
A Escola do Legislativo ainda promoveu outros eventos, como a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Burnout, a Palestra sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e uma capacitação para os vereadores eleitos para o mandato 2025-2028.
Sobre a EL
A Escola do Legislativo é uma instituição comprometida com a formação cidadã e a promoção da democracia. Por meio de uma série de programas e eventos educativos, a EL visa a fortalecer a conexão entre os cidadãos e o Legislativo, promovendo a participação ativa na vida política local.
Com uma abordagem baseada na inclusão e no diálogo, a Escola do Legislativo de Araraquara trabalha para criar uma comunidade mais informada e engajada.
Acompanhe as atividades da Escola do Legislativo pelo Instagram: @escoladolegislativoararaquara.
Publicado em: 20 de dezembro de 2024
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais”, promovido pela Escola do Legislativo (EL), foi realizado na tarde desta segunda-feira (31) no Plenário da Câmara,...
Os desafios e as oportunidades para as mulheres no mundo do trabalho foram tema de curso realizado na tarde da quinta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, organizado pela Escola do Legislat...
Os direitos e a inclusão da pessoa com síndrome de Down foram abordados no curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”, realizado pela Escola do Legislativo na t...
Promovido pela Escola do Legislativo e em conformidade com o Fórum Municipal de Direito do Consumidor, o curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais” acontecerá n...
Na quinta-feira (27), a partir das 13 horas, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realiza o curso “Construindo Equidade: Desafios e Oportunidades para Mulheres no Mundo do...
Na sexta-feira (21), das 15 às 18 horas, acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara o curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”. O curso será min...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.