Notícias



Política racial em Araraquara é discutida no Plenário da Câmara

Palestra do professor Dr. Dagoberto José Fonseca abriu evento 'Da abolição ao reconhecimento'

421


A política racial no município de Araraquara foi o tema da conferência de abertura do evento “Da abolição ao reconhecimento”, proferida pelo professor Dr. Dagoberto José Fonseca, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara (FCLAr), no Plenário da Câmara Municipal, na noite da quarta-feira (3).

 

O coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, deu início ao debate destacando “a importância de trazermos essa discussão neste mês de maio que é celebrada a assinatura da Lei Áurea”.

 

“Esse momento é bom para pensarmos um pouco sobre o que significa política pública”, enfatizou Fonseca. “Na década de 1990, avançamos muito na questão social, quando o IBGE, na metade da década de 1980, começou a definir a questão da cor, que não é uma questão irrelevante. Quesito cor na saúde era fundamental. As políticas voltadas para a cor foram importantes para que a comunidade negra fosse vista, possibilitando também discutirmos a política de cotas”, completou. O professor lembrou a necessidade de uma política pública efetiva que atenda as mulheres negras. “Precisamos de um conjunto de políticas na área da saúde. Temos que entender as demandas do nosso município e saber o que queremos, construir uma justiça social.”

 

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, fez questão de lembrar as diversas atividades que serão realizadas no mês de maio para discutir o tema. “Temos um papel importante na questão da justiça social. Estamos fazendo um levantamento para entendermos o recorte do nosso município e definirmos as diretrizes das políticas públicas da nossa cidade para garantirmos as mesmas condições de acesso a todos.”

 

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Thainara Faria (PT) mencionou a necessidade de participação de toda a sociedade no processo de mudança. “Precisamos agir e nos responsabilizarmos – Legislativo, Executivo e cidadãos civis – para sermos agentes das mudanças que queremos para a nossa cidade.”

 

Organizado pela Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) e pelo Centro de Referência Afro Mestre Jorge, o evento tem o objetivo de repensar, discutir e propor diferentes disposições para o enfrentamento ao racismo, durante o mês de maio, já que o dia 13 deste mês celebra a data em que foi assinada a Lei Áurea, em 1888, extinguindo o regime de escravização do negro no Brasil.

 

O evento terá continuidade na manhã da próxima quinta-feira (4) com a Mesa Redonda “Democracia, Justiça e Representação: o papel e a responsabilidade cultural-política da municipalidade araraquarense”. Estarão presentes Sérgio Luiz Souza, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), falando sobre o tema “Direitos, Patrimônio Histórico-cultural e Sociedade: sobre a superação da invisibilidade social e outras violações contra os povos no Brasil”, e Luiz Fernando Costa de Andrade, coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/ Centro de Referência “Mestre Jorge”, abordando “Desafios para a construção de um projeto nacional: interpretações sobre o ideal de 2ª abolição”.

 

Também estavam no Plenário o vereador Elias Chediek (PMDB), a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloisa Mortatti, e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná.


Publicado em: 03 de maio de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara de Araraquara aprova Lei Orçamentária Anual (LOA) e outros dois projetos

04 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei.   Os trabalhos legisl...



Capoeira (04/11)

04 de novembro de 2025

A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...



Jomi (04/11)

04 de novembro de 2025

Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...



EJA (04/11)

04 de novembro de 2025

Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...



FliSolzinha (04/11)

04 de novembro de 2025

A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...



Indicação sugere bebedouro e lixeiras para praça na Vila Ferroviária

04 de novembro de 2025

Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!